O iPhone 16e se tornou realidade nesta quarta-feira (19), chegando como a nova opção acessível para quem deseja entrar no ecossistema da Apple. Apesar do preço mais baixo, o modelo traz uma ficha técnica poderosa, semelhante à da linha iPhone 16.
Essa é a primeira geração de celulares baratinhos da Apple a contar com um notch na tela, elemento presente nos modelos principais até o iPhone 14. A mudança visual torna o aparelho bem mais moderno em comparação ao iPhone SE 3, que ainda mantinha o design inspirado no iPhone 8, com tela retangular e botão Home.
Lançado em 2022, o iPhone SE 3 era até agora o modelo mais barato da Apple. Ele deve sair de linha em breve, mas ainda poderá ser encontrado no varejo e no mercado de usados. Quer saber o que mudou no iPhone 16e? O TecMundo explica.
Design
O iPhone SE 3 já denunciava sua idade, principalmente pela presença do Touch ID e das bordas espessas. Com o novo modelo, a Apple modernizou a linha, adotando um display que ocupa toda a parte frontal, com um notch superior para abrigar a câmera frontal e os sensores do Face ID.

A construção do iPhone 16e também mudou: agora, ele traz laterais retas, mais alinhadas ao design atual da Apple, e uma câmera traseira mais proeminente. O resultado é um visual muito mais elegante e atualizado.
Tela
Uma das grandes novidades do novo iPhone é a adoção do painel OLED, deixando para trás o LCD do iPhone SE de 3ª geração. Com isso, o aparelho oferece cores mais vibrantes, contraste superior e melhor eficiência energética.
Desempenho
Como de costume, a Apple equipou o novo iPhone 16e com o processador mais recente da marca, o Apple A18 — o mesmo presente na linha iPhone 16. O componente comporta 6 núcleos de CPU, 4 núcleos de GPU e 16 núcleos de NPUs.

Isso garante alto desempenho para jogos exigentes, multitarefa e suporte prolongado para atualizações de software. Além disso, o chipset é compatível com as funções de inteligência artificial do Apple Intelligence, um dos principais diferenciais dos novos iPhones.
Memória RAM
O iPhone 16e vem com 8 GB de RAM, bem acima dos 3 GB do modelo anterior. Esse aumento não só melhora a experiência geral, como também garante maior longevidade ao aparelho e suporte para os recursos avançados de IA.
Botão de ação
Assim como os modelos mais recentes, o iPhone 16e comporta o Botão de Ação. O atalho lateral pode ser customizado para servir como atalho para diferentes ações no celular.

Câmera
Seguindo a tradição da linha SE, o novo modelo conta com uma única câmera traseira. No entanto, o sensor agora tem 48 MP, garantindo imagens mais ricas em detalhes e melhor qualidade em vídeos.

Segundo a Apple, mesmo que seja uma câmera só, o sensor funciona como duas: o componente consegue entregar capacidade de câmeras telefoto 2x com “zoom de qualidade óptica”. A resolução maior também permite gravação de vídeos em 4K e 60 fps.
Bateria
A autonomia também recebeu um upgrade. O iPhone SE 4 tem uma bateria de 3.279 mAh, um avanço significativo em relação ao modelo anterior e próximo ao iPhone 16, que tem 3.561 mAh.
Outras mudanças
Assim como o iPhone SE 3, o novo modelo tem suporte para 5G. A principal diferença está no modem: agora, o processamento da conexão é feito por um chip proprietário da Apple, substituindo o componente da Qualcomm.
Vale a pena comprar o iPhone SE 4?
Se você busca um iPhone mais acessível, mas sem abrir mão de um hardware potente, o iPhone 16e é uma excelente escolha. A evolução em relação à geração anterior é notável, tornando o novo modelo uma opção muito mais atraente.
Para quem já tem um iPhone SE 3, a troca também pode valer a pena. Além de garantir mais anos de suporte, o novo aparelho oferece uma experiência significativamente superior em desempenho, tela e câmera.