À medida que as empresas modernizam a infraestrutura para atender às demandas de cargas de trabalho de próxima geração, como IA, a computação eficiente e de alto desempenho é essencial em todo o espectro – de data centers a redes, borda e até mesmo o PC.
Para enfrentar esses desafios, a Intel lançou os processadores Xeon 6 com cores de performance (P-cores), oferecendo desempenho do setor para o mais amplo conjunto de cargas de trabalho de data center e infraestrutura de rede e a melhor eficiência da categoria para criar uma oportunidade inigualável de consolidação de servidores.
O processador Intel Xeon série 6700/6500 com P-cores é a CPU ideal para data centers modernos, oferecendo o equilíbrio perfeito entre desempenho e eficiência energética. Proporcionando uma média de desempenho 1,4x melhor do que a geração3 anterior em uma ampla gama de cargas de trabalho empresariais, o Xeon 6 também é a unidade de processamento central (CPU) fundamental para sistemas de IA combinando excepcionalmente bem com uma GPU como CPU de nó host.
Segundo a Intel, os processadores permitem uma eficiência substancial de desempenho por watt, permitindo a consolidação de 5:1 de um servidor de 5 anos de idade em média5, com potencial para até 10:1 em determinados casos de uso, resultando em uma economia de até 68% no custo total de propriedade (TCO, por sua sigla em inglês para total cost of ownership) 6.
O Xeon 6 para rede e borda é um system-on-chip (SoC) projetado para alto desempenho e eficiência energética. Ele aproveita os aceleradores integrados da Intel para redes de acesso de rádio virtualizadas (vRAN), mídia, IA e segurança de rede, atendendo à crescente demanda por soluções de rede e borda em um mundo orientado por IA.
Os SoCs Xeon 6 oferecem até 2,4x a capacidade7 RAN7 e uma melhoria de 70% no desempenho por watt em comparação com as gerações8 anteriores graças ao Intel vRAN Boost. Além disso, o Xeon 6 é o primeiro SoC de servidor do setor com um acelerador de mídia integrado – o Intel® Media Transcode Accelerator – permitindo um ganho de até 14 vezes no desempenho por watt em comparação com o Intel Xeon 6538N9.
À medida que a adoção da IA continua acelerando, projeta-se que as organizações gastem até US$153 bilhões em IA generativa (GenAI) até 2027, com o gasto total em aprendizado de máquina e análise chegando a US$361 bilhões, de acordo com a IDC. O Intel Xeon 6 é otimizado para capturar uma parcela significativa desse mercado em crescimento, oferecendo desempenho de liderança em aprendizado de máquina tradicional, modelos menores de GenAI e cargas de trabalho aceleradas por GPU em uma capacidade de CPU host. A Intel está em parceria com fornecedores de silício, software e soluções para viabilizar o ecossistema de IA, reforçando o Xeon 6 como a CPU ideal para sistemas de IA.
Desempenho de liderança para redes de telecomunicações modernas
Com a rede 5G e a IA prontas para transformar a conectividade, as estratégias tradicionais de otimização de rede não são mais suficientes. Para desbloquear todo o potencial das redes e da conectividade de última geração, as operadoras de telecomunicações estão adotando tecnologias como fatiamento de rede, controladores de rádio alimentados por IA e arquiteturas nativas da nuvem. Ao aproveitar a plataforma Xeon unificada da Intel, as operadoras podem otimizar dinamicamente as cargas de trabalho, reduzir custos e criar redes escaláveis e flexíveis que se adaptam em tempo real às mudanças nas demandas dos clientes, nos padrões de tráfego e nas mudanças do mercado.