
O Instagram é uma rede social com formatos variados de conteúdo. Mas um desses formatos, os Reels, pode ser desmembrado, ou seja, ser oferecido como um aplicativo separado e focado unicamente em vídeos de curta duração. Seria uma estratégia para aumentar a força da Meta contra o TikTok.
É o que conta o site The Information, que relata ter entrevistado uma fonte não identificada que afirma ter ouvido Adam Mosseri, o líder do Instagram, conversando com uma equipe sobre o plano, que já teria até codinome: Project Ray.
Na primeira olhada, parece ser uma ideia ruim, afinal, seria mais um serviço para a Meta gerenciar e mais um aplicativo para o usuário instalar. Mas, pensando bem, essa estratégia tem chances de sucesso, pois um app dedicado a Reels poderia melhorar as recomendações de vídeos para os usuários, gerando mais engajamento.
Se o engajamento aumenta, a tendência é a de que os usuários passem mais tempo no serviço e, assim, usem menos plataformas rivais, como o TikTok. Como o Instagram também dá espaço para fotos e stories, talvez a Meta esteja tendo dificuldade para alavancar as exibições de Reels de modo a alcançar esse objetivo, o que justificaria um aplicativo à parte.
Um app dedicado a Reels pode mesmo dar certo?
É difícil prever. Se executado, os desdobramentos do tal Project Ray podem ser os mais variados. Por exemplo, existe a possibilidade de o aplicativo ter boa adesão, mas isso diminuir o uso do próprio Instagram.
Mas também existe a possibilidade de o desmembramento tornar o Instagram menos complexo ou mais leve, o que pode satisfazer os usuários que preferem usar a rede social para compartilhar fotos ou stories.

Só que existe um motivo ainda mais especial para a Meta criar um app separado para Reels: ainda há a possibilidade de o TikTok ser banido nos Estados Unidos.
Se isso acontecer, os 170 milhões de usuários do TikTok em território americano vão correr atrás de uma alternativa. Aparentemente, é nisso que a turma de Mosseri está de olho. Mesmo se não houver banimento, um app dedicado a Reels ainda serviria para aumentar a pressão sobre o TikTok.
Faz sentido. Reels são vídeos curtos publicados em formato vertical para consumo rápido. Para essa estratégia funcionar, convém dar acesso fácil a eles. É justamente essa a proposta principal do TikTok.
A Meta foi procurada pelo The Information, mas não comentou o assunto.
Com informações de TechCrunch e The Information
Instagram pode lançar app separado de Reels para enfrentar TikTok