Ink Console é uma mistura de videogame com leitor de e-books

Ink Console é uma mistura de videogame com leitor de e-books

Resumo
  • O Ink Console une videogame e um leitor de e-books, com uma tela e-ink de 7,5 polegadas similar às telas da linha Kindle.
  • O dispositivo é focado em gamebooks (livros com os quais o usuário pode interagir tomando decisões), mas também pode ser usado para leitura de e-books.
  • Não há informações sobre lançamento ou preços, mas uma campanha de financiamento coletivo será lançada em 1º de março para viabilizar o projeto.

É interessante notar como projetos de crowdfunding (financiamento coletivo) dão abertura para ideias inusitadas. É o caso do projeto Ink Console. Trata-se de um dispositivo portátil para jogos que, em vez de um painel OLED ou LCD colorido, usa um visor e-ink similar ao que existe na linha Kindle.

Parece não ser uma boa ideia, afinal, telas e-ink são indicadas para leitura, não para consumo de conteúdo visual que muda muito rapidamente, como é típico dos jogos.

Mas a explicação está no fato de o Ink Console ter sido idealizado para rodar games baseados em texto, não títulos populares, como Angry Birds, Minecraft, Roblox e tantos outros.

Para ser mais preciso, o Ink Console foi pensado para quem aprecia gamebooks, que são livros com os quais o usuário pode interagir tomando decisões que são apresentadas a ele no decorrer da história (sim, é algo que remete aos RPGs tradicionais).

Nove jogos no estilo gamebook já aparecem no site do projeto, mas espera-se que mais títulos sejam disponibilizados em etapas futuras.

E, sim, quem quiser usar o Ink Console para leitura de livros poderá fazer isso sem complicações. O dispositivo pode ser utilizado como alternativa ao Kindle, por exemplo. Basta que o e-book esteja disponível sob um formato aberto.

Um kit de desenvolvimento de software será disponibilizado em breve para quem quiser desenvolver jogos ou aplicativos para a novidade.

Qual a configuração do Ink Console?

Como gamebooks não exigem alta capacidade de processamento (e-books, muito menos), o Ink Console possui um hardware bem modesto. Ele é equipado com:

  • microprocessador dual-core ESP32
  • 520 KB de SRAM
  • 8 MB de PSRAM (para jogos ou aplicativos que exigem mais memória)
  • armazenamento Flash de 4 MB
  • suporte a cartão SD
  • Wi-Fi 4 e Bluetooth 4.2 com LE
  • conexão para fones de ouvido e saída de áudio mono
  • bateria de 5.000 mAh recarregável via microUSB

Sobre a tela, trata-se de um painel e-ink de 7,5 polegadas com resolução de 800×480 pixels.

Quando o Ink Console será lançado?

A campanha de financiamento do Ink Console está prevista para começar em 1º de março de 2025, via plataforma Crowd Supply.

Ainda não há informações sobre data de envio do dispositivo aos apoiadores, muito menos sobre preços. Mas, a julgar pelo hardware da novidade, acredito que o Ink Console não terá custo elevado.

Ink Console é uma mistura de videogame com leitor de e-books

Tags

Compartilhe

SVA na Pratica mais Valor mais Receita para o seu Provedor - CDNTV
SEGURANÇA OU DISPONIBILIDADE ? O QUE TORNA UMA INTERNET SEGURA ?
SWITCH RAISECOM na ARSITEC para PROVEDORES - CAST DOS LOUCOS
NUVEM X COLOCATION - Qual vale mais a pena com a Asap Telecom
ERROS DE SEGURANÇA QUE PODEM CUSTAR CARO NO SEU PROVEDOR EM 2025 com @Ayubio
LANÇAMENTO VIVENSIS NETWORK
A Internet ta cara ?
Monte seu Provedor em 2025 fácil fácil
PREPARE O SEU PROVEDOR PARA 2025 - CDNTV
Ajudou um provedor a sair do 0 a 1 Milhão de assinantes - Ederson Teixeira