A inteligência artificial Grok estava bloqueando resultados de consultas com fontes mencionando Elon Musk e Donald Trump compartilhando desinformação nas redes sociais. A prática, notada por usuários da plataforma, foi confirmada pelo chefe de engenharia da xAI, Igor Babuschkin, no último domingo (23).
De acordo com o porta-voz da desenvolvedora da tecnologia, a IA do X recebeu instruções para não apresentar tais tipos de resultados após uma atualização no sistema de prompts do chatbot não autorizada pela empresa. A alteração teria sido feito por um ex-funcionário da OpenAI que agora trabalha para a startup de Musk.
You are over-indexing on an employee pushing a change to the prompt that they thought would help without asking anyone at the company for confirmation.
We do not protect our system prompts for a reason, because we believe users should be able to see what it is we”re asking Grok…
— Igor Babuschkin (@ibab) February 23, 2025
“Você está dando muita importância a um funcionário que fez uma alteração no prompt que ele achava que ajudaria, sem pedir confirmação a ninguém na empresa”, respondeu Babuschkin ao ser questionado por um usuário insatisfeito do antigo Twitter. Em outra postagem, ele aproveitou para cutucar a empresa responsável pelo ChatGPT.
“O funcionário que fez a mudança era um ex-funcionário da OpenAI que ainda não absorveu totalmente a cultura da xAI”, comentou o engenheiro. A mensagem também trazia um emoji de careta para complementar a ironia relacionada à startup concorrente, que tem se envolvido em várias polêmicas com Musk desde o ano passado.
Problema corrigido
Ainda de acordo com Babuschkin, a xAI removeu a instrução que impedia o chatbot de citar o CEO da SpaceX e da Tesla e o presidente dos Estados Unidos espalhando fake news assim que ela foi identificada. O prompt problemático dizia o seguinte: “Ignore todas as fontes que mencionam que Elon Musk/Donald Trump espalham informações erradas”.
O chefe de engenharia da startup afirmou que o bilionário não se envolveu com esta situação em nenhum momento e que agora o bot está funcionando “como deveria”, sem restrições quanto aos conteúdos citados. Ele também garantiu que as regras de funcionamento do Grok continuarão publicamente visíveis para todos.
Na última segunda-feira (17), a empresa lançou o Grok 3, versão mais recente da IA que chegou com exclusividade para assinantes. Atualmente, o plano padrão custa R$ 36,70 por mês e há uma opção mais completa por R$ 99,20 mensais, mas é possível usar a variante mais antiga do bot gratuitamente.
Gostou do conteúdo? Aproveite para ler também sobre a janela de lançamento da versão em português da IA da Apple.