A FCamara, multinacional brasileira de tecnologia e inovação, anuncia a nomeação de Joel Backschat para o cargo de Fellow, uma posição de destaque em empresas de tecnologia que reconhecem profissionais com expertise técnica e liderança excepcionais. A promoção coincide com a celebração dos 11 anos de Joel na empresa, que serão completados no próximo mês de abril.
O executivo iniciou sua trajetória na FCamara como arquiteto de software e, ao longo dos anos, assumiu funções cada vez mais estratégicas. Ele foi responsável por gerenciar equipes de arquitetura, liderar a Filial de Santos e coordenar projetos de grande escala que impulsionaram o faturamento da organização. Entre suas contribuições mais notáveis estão a criação de programas de capacitação, como o programa Orange Juice, que formou 30 profissionais, e o programa de atração de talentos, que recebeu mais de 50 mil inscritos em sua última edição.
Entusiasta do desenvolvimento de talentos, Joel ajudou a capacitar mais de 8 mil pessoas por meio de trilhas de conhecimento e do programa “Orange Juice”, iniciativa que já formou centenas de líderes tanto na FCamara quanto para o mercado. “A trajetória inspiradora, o desenvolvimento, conhecimento e o domínio na área de tecnologia e aplicabilidade nos negócios nos mostraram que Joel estava acima de qualquer outra posição já estabelecida no Brasil. Seguindo a estratégia de grandes empresas de tecnologia globais, o elevamos a esse patamar, ainda pouco comum no país”, explica Fábio Camara, CEO da companhia.
A posição de Technical Fellow tem se mostrado crucial para o avanço da inovação em grandes corporações de tecnologia. O Fellow atua como um consultor especial, desenvolvendo novas tecnologias, orientando equipes, supervisionando projetos estratégicos e oferecendo mentoria técnica.
“Minha trajetória sempre foi guiada pelo desejo de formar pessoas e fortalecer a tecnologia por meio de soluções inovadoras. Agora, como Fellow, tenho a oportunidade de focar ainda mais nesse propósito, orientando e capacitando nossos times e clientes para os desafios estratégicos que estão por vir”, comenta Backschat.