Vidas Passadas (ou Past Lives, no original) é um filme de drama lançado em 2023 que chamou a atenção do público e da crítica pela trama delicada e atuações sensíveis. Dirigido pela cineasta sul-coreana Celine Song, a produção concorreu ao Oscar de 2023 nas categorias de Melhor Filme e Melhor Roteiro Original.
- Confira a crítica: Vidas Passadas comove ao falar de amor, destino e desencontro
No longa, acompanhamos a história de Na Young e Hae Sung, dois amigos de infância que veem suas vidas entrelaçadas para sempre, mesmo à distância. Tudo começa na Coreia do Sul, com os dois ainda crianças. Melhores amigos, os dois perdem contato após Na Yorg se mudar para o Canadá com a família e mudar seu nome para Nora.
Quase uma década depois, eles voltam a conversar pelas redes sociais e retomam a amizade – com algo a mais. No entanto, vivendo em momentos muito diferentes, os dois decidem se afastar. Mais 12 anos se passam e a dupla finalmente se reencontra, quando Hae Sung decide ir a Nova York visitar Nora, que agora vive com o marido estadunidense Arthur.
O que acontece no final de Vidas Passadas?
Quando Hae Sung chega aos Estados Unidos, Nora o acompanha por vários pontos turísticos de Nova York e os dois aproveitam o tempo para relembrar o passado – o que acaba reconectando a dupla. Na última noite dele na cidade, Nora o convida para jantar com ela e seu marido americano.
Nesse momento, os dois falam abertamente sobre como acreditam que teria sido se Nora nunca tivesse deixado a Coreia na infância. Eles conversam em coreano, mesmo na presença de Arthur, que não entende o idioma.
Na cena final, enquanto esperam o Uber para o aeroporto, eles ficam em silêncio de frente um para o outro até que Hae Sung diz que os dois devem se encontrar novamente em uma próxima vida. Quando ele entra no carro, Nora volta para casa e desaba em lágrimas nos braços de seu marido.
O que significa, afinal? Um sinal de que Nora se arrepende de “escolher” o marido em vez de Hae Sung? Na verdade, não. O filme não traz essa visão “romântica” tradicional hollywoodiana. No desfecho, fica claro que Nora dificilmente abriria mão da vida que construiu para si mesma por alguém com quem tem uma forte conexão emocional – mesmo que ainda o ame.
Tanto Hae Sung quanto Nora, inclusive, parecem notar que são pessoas com vidas individuais totalmente incompatíveis, mas que se amam.
A diretora do longa, Celine Song, falou mais sobre o final. “[Ela] tinha que chorar, mas não chora o filme inteiro. Então, esse é o momento em que ela está sozinha pela primeira vez. E ela consegue permitir a si mesma viver essa dor. Essa caminhada é sobre o luto pela garotinha que ela nunca teve a chance de lamentar. Não é sobre, “Oh meu Deus, eu queria ter ido com o Hae Sung”, é mais sobre a garota.”
Atualmente, Vidas Passadas está disponível no Telecine. Comente nas redes sociais do Minha Série! Estamos no Threads, Instagram, TikTok e até mesmo no WhatsApp. Venha acompanhar filmes e séries com a gente!