A Accenture chegou a um acordo para adquirir a Staufen AG, empresa de consultoria de gestão com sede na Alemanha, e suas subsidiárias. A aquisição deverá expandir as capacidades da Accenture para impulsionar a excelência operacional e a competitividade nos setores de manufatura e de suprimentos, especialmente para clientes de indústrias de manufatura discreta, incluindo automotiva, aeroespacial e defesa, bens industriais e equipamentos médicos.
Os fabricantes estão sob pressão para mitigar as interrupções na cadeia de suprimentos, tensões geopolíticas e tarifas flutuantes, ao mesmo tempo em que acompanham os rápidos avanços tecnológicos. A Staufen traz uma profunda expertise em excelência operacional para seus clientes, ajudando-os a otimizar suas cadeias de valor, impulsionar iniciativas de manufatura digital e melhorar o desempenho geral dos negócios.
O portfólio de serviços da empresa inclui soluções para Indústria 4.0, gestão da cadeia de suprimentos e mudança organizacional, além de ferramentas baseadas em dados, técnicas de melhoria contínua e princípios de gestão enxuta. Sua abordagem abrangente melhora o design de produtos, processos fabris, tempo de lançamento no mercado e esforços de sustentabilidade, reduzindo custos, eliminando ineficiências e otimizando a capacidade de produção. A Staufen também fomenta o crescimento de talentos e liderança entre os profissionais da indústria por meio de sua academia, garantindo um impacto duradouro para seus clientes.
A Staufen, entre outros resultados, melhorou a gestão fabril de um fornecedor automotivo, o que tornou os processos de produção, logística e controle de qualidade mais ágeis e eficientes. A abordagem prática fomentou uma cultura de colaboração entre a força de trabalho, que levou a um melhor desempenho operacional e resultados financeiros.
“Os fabricantes devem melhorar continuamente suas cadeias de valor para se manterem competitivos. A aquisição da Staufen está alinhada com nossa estratégia de reinventar as cadeias de suprimentos e os setores de manufatura para nossos clientes. Vamos combinar a expertise comprovada da Staufen em excelência operacional e transformação com nossas capacidades em tecnologias digitais, como IA, IA generativa, gêmeos digitais e plataformas de software de supply chain e manufatura, para ajudar nossos clientes a transformar suas cadeias centrais, melhorando a eficiência e a produtividade, apoiando práticas sustentáveis e construindo sistemas resilientes e autônomos”, disse Matthias Hégelé, líder de cadeia de suprimentos e operações da Accenture para Alemanha, Áustria e Suíça.
“No cenário volátil atual, as organizações precisam de soluções que abordem todos os aspectos críticos de suas operações, desde o aumento dos custos de produção até as complexidades da cadeia de suprimentos. A necessidade de excelência operacional é maior do que nunca, particularmente na Alemanha, sede de importantes fabricantes. A adição da Staufen nos ajudará a desbloquear todo o valor das operações de manufatura e fornecimento”, comentou Christina Raab, líder da unidade de mercado da Accenture nessa região.
“Otimizar toda a cadeia de valor de nossos clientes é essencial na competição feroz de hoje, nas inovações disruptivas e nos desafios globais. Vamos além da tecnologia, trabalhando diretamente nos escritórios e fábricas para impulsionar a verdadeira mudança. Juntar-se à Accenture nos permitirá levar nossas três décadas de experiência prática a ainda mais clientes para ajudá-los a navegar por transições complexas com soluções digitais personalizadas”, acrescentou Wilhelm Goschy, CEO da Staufen AG.
Com mais de 200 profissionais na Alemanha, Itália, Suíça, EUA, México e Brasil, a Staufen atende clientes desde empresas de médio porte até grandes organizações. A equipe se unirá à prática de cadeia de suprimentos e operações da Accenture.
A Staufen será a mais recente de uma série de investimentos estratégicos feitos pela Accenture para aprimorar suas capacidades em cadeia de suprimentos e operações, incluindo Joshua Tree Group e On Process Technology nos EUA, Camelot Management Consultants na Alemanha e Flo Group na Holanda.
Os termos da aquisição não foram divulgados e a transação está sujeita às condições de fechamento habituais.
Isso não inclui as entidades chinesas da Staufen e a Staufen.ValueStreamer GmbH.