Na última terça-feira (04), a companhia especializada em robótica militar, Robotized Complexes, anunciou um tipo de drone terrestre para auxiliar tropas ucranianas em combates. Chamado de Plyushch, o drone parece mais uma versão em miniatura de um tanque e ajudará em retransmissões de rádio.
Compacto, o Plyushch atua com um mastro retrátil de dez metros para fornecer os atributos de repetição de sinal em áreas de difícil acesso. O objetivo para usar veículos remotos como esse é montar uma rede de comunicação estável, como uma estação móvel eletrônica, que atua em regiões danificadas pela guerra e sem infraestrutura.
A antena presente no drone terrestre tem alcance de 40 km e além de estabelecer contato com as tropas aliadas, também intercepta sinais inimigos. Dessa forma, é possível neutralizar determinadas ameaças eletrônicas ao mirar as frequências usadas em drones e outros sistemas de navegação.
The Ukrainian company Robotized Complexes has unveiled the “Plyushch” ground drone with a 10m retractable mast. It can serve as a radio relay or EW station, operating remotely & silently. Its range is 40 km, can reach a speed of 9 km/h and is deployed in 80 seconds. pic.twitter.com/UmqH1YAz1T
— NOELREPORTS ???? ???? (@NOELreports) February 4, 2025
Papel importante nos conflitos
Por mais que seja chamado de drone, e muitas dessas aeronaves sejam relativamente barulhentas, o Plyushch é silencioso. O modelo emite pouco ruído e não deixa tantos rastros de calor, tornando a detecção mais complexa e permitindo que o dispositivo remoto opere próximo a áreas inimigas.
Com a forte investida de drones e cada vez mais veículos e dispositivos remotos tendo papel central na guerra entre Rússia e Ucrânia, tecnologias para interceptar e bloquear sinais inimigos serão cada vez mais utilizadas.
Inclusive, recentemente um comandante das Forças Armadas da Ucrânia admitiu que o país tem uma arma laser para abater aeronaves não tripuladas.