A imagem de um drone ucraniano lançando outro drone para derrubar uma aeronave russa muito maior chamou a atenção para os avanços tecnológicos das tropas do país. O vídeo, compartilhado no X/Twitter na segunda-feira (3), soma mais de 1,9 milhão de visualizações até o momento.
Na gravação (veja abaixo), o drone da Ucrânia persegue um drone de vigilância lançado pela Rússia quando, de repente, libera um pequeno drone quadricóptero. A aeronave não tripulada se aproxima do equipamento inimigo e o explode, com os fragmentos de ambos caindo em direção ao solo.
A Ukrainian interceptor FPV drone, launched from a “mothership” taking down a Russian ISR drone.
It”s incredible how FPV drone technology has matured so rapidly into a cheap and extremely effective air defence capability. pic.twitter.com/3EfI71Y3Wj
— Jimmy Rushton (@JimmySecUK) February 3, 2025
De acordo com o ArsTechnica, o que vemos nas imagens é um drone do tipo “nave-mãe” em ação. Trata-se de uma aeronave com capacidade para transportar um conjunto de drones de ataque menores, leves e rápidos, para uso em diferentes tipos de abordagens como a missão mostrada no vídeo.
Os drones nave-mãe oferecem uma série de vantagens, incluindo a possibilidade de ampliar o alcance das aeronaves menores, normalmente limitado, levando-as diretamente para a linha de combate. Dessa forma, as tropas ucranianas têm investido cada vez mais neste tipo de equipamento.
Guerra de drones
De baixo custo, as aeronaves não tripuladas são uma das principais armas da Ucrânia na guerra contra a Rússia, iniciada há três anos. Em todo o país, há várias empresas desenvolvendo diferentes tipos de drones para as tropas locais, com diversas capacidades e armamentos.
Há desde os mais simples e improvisados, como os modelos que receberam rifles para atacar as trincheiras russas e aqueles com uma espécie de garra retrátil para coletar aeronaves inimigas, às versões mais avançadas como o “drone vampiro” com visão noturna. Os drones terrestres são outro destaque, como as opções que lançam granadas e transportam antenas de rádio para melhorar a comunicação.
A Rússia também usa drones na guerra, como o Zala Lancet, capaz de voar por até 30 km e carregar uma ogiva de 3 kg, causando danos em ataques ao território ucraniano. As aeronaves de vigilância, como a que aparece no vídeo, são outro equipamento muito utilizado por Moscou no conflito.