Dona do campeonato espanhol denuncia X e Google por transmissões piratas de futebol

A LaLiga, organizadora do campeonato espanhol de futebol, abriu uma representação no Escritório do Representante de Comércio dos Estados Unidos (USTR) contra empresas de tecnologia. A entidade acusa várias marcas de auxiliarem — ou, neste caso, deixarem de impedir — transmissões piratas de partidas na internet.

No documento com a denúncia, a LaLiga afirma que a “disseminação da fraude audiovisual” é favorecida por empresas como Google, a rede social x (o antigo Twitter), e o serviço de hospedagem Cloudfare. Elas são acusadas de prejudicar a proteção de direitos autorais de jogos.

Mais especificamente, o texto diz que as empresas agem de forma irregular ao oferecer recursos e serviços como “anonimização, redes de distribuição de conteúdo (CDN), hospedagem e indexação de sites ilegais“. No caso do buscador e da rede social, a questão envolve também a disponibilidade de links para esse tipo de conteúdo pirata.

Por serem considerados “facilitadores essenciais no contínuo crescimento da pirataria ao longo de 2024″, os nomes citados podem ter que tomar medidas contra a pirataria. O USTR ainda vai avaliar o caso antes de tomar uma decisão. Até agora, nenhuma das empresas envolvidas se manifestou sobre o caso.

Contra a pirataria de transmissões esportivas

A LaLiga já reclama há meses da falta de ações da Google para combater links piratas de streaming de jogos. Em representações anteriores, ela pediu que a empresa tirasse apps e sites piratas da loja digital do Android e dos resultados do buscador.

A entidade pede “um mecanismo de desindexação global para remover completamente sites e domínios” ligados a essa prática, além da inclusão de países como Reino Uniddo e Alemanha na lista de “países com graves falhas na proteção da propriedade intelectual” — possivelmente pela hospedagem de muitos desses serviços na região.

A campanha da LaLiga segue ações de outras entidades ao redor do mundo detentoras de transmissões de conteúdos dos mais variados temas. No Brasil, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) está em busca de projetos que ajudem a otimizar o bloqueio de transmissões, seja de esportes ou conteúdos como filmes e séries. Ela tem desativado sinais irregulares de TV box e fechando sites piratas. Já o Japão quer usar até inteligência artificial (IA) para detectar e derrubar mais rápido esse tipo de conteúdo considerado ilegal.

Tags

Compartilhe

SVA na Pratica mais Valor mais Receita para o seu Provedor - CDNTV
SEGURANÇA OU DISPONIBILIDADE ? O QUE TORNA UMA INTERNET SEGURA ?
SWITCH RAISECOM na ARSITEC para PROVEDORES - CAST DOS LOUCOS
NUVEM X COLOCATION - Qual vale mais a pena com a Asap Telecom
ERROS DE SEGURANÇA QUE PODEM CUSTAR CARO NO SEU PROVEDOR EM 2025 com @Ayubio
LANÇAMENTO VIVENSIS NETWORK
A Internet ta cara ?
Monte seu Provedor em 2025 fácil fácil
PREPARE O SEU PROVEDOR PARA 2025 - CDNTV
Ajudou um provedor a sair do 0 a 1 Milhão de assinantes - Ederson Teixeira