Imagine um mundo onde pagar se torna tão simples quanto, literalmente, um piscar de olhos. Pode parecer um futuro distante, mas essa realidade está bem mais próxima do que pensamos. O setor de pagamentos vive uma revolução sem precedentes, impulsionada por tecnologia, inovação e, principalmente, pelas mudanças no comportamento do consumidor. E é exatamente isso que está moldando o que veremos ao longo de 2025.
O mercado vive um momento histórico, e quem lida com movimentação de dinheiro precisa não apenas acompanhar, mas se antecipar às transformações que surgem e saber como navegar nessas ondas. Afinal, a oferta de opções de pagamento mais seguras, rápidas e integradas deixou de ser um diferencial para ser uma demanda básica. Para ajudar empreendedores e varejistas a se prepararem para o que virá no decorrer deste ano, a Visa selecionou seis tendências que deverão impulsionar a próxima fase da digitalização dos pagamentos:
- A Inteligência Artificial como aliada na segurança
Fraude é um desafio constante, e a Inteligência Artificial (IA) está assumindo um papel fundamental para proteger consumidores e estabelecimentos. Empresas de meios de pagamentos estão na vanguarda das operações digitais e têm apostado bastante em infraestrutura de IA e dados. A própria Visa já investiu mais de US$ 3,3 bilhões nos últimos anos para tornar as transações mais seguras, eficientes e inteligentes. Imagine poder identificar uma tentativa de fraude em tempo real, antes mesmo que ela aconteça? É isso que a IA pode proporcionar.
- Adeus, senhas! Olá, identidade digital
Se você já usa reconhecimento facial para desbloquear seu celular, já faz parte dessa tendência. A autenticação biométrica pode ganhar ainda mais espaço, substituindo senhas e tornando as transações mais seguras e práticas. Para os varejistas, isso pode representar menos fricção na hora do checkout e mais conversão de vendas.
- Pagamentos em real time como padrão
Os consumidores querem agilidade, e os pagamentos também vão seguir essa lógica. Transações em tempo real, 24/7, sem esperar dias para liquidação. Isso impacta diretamente o fluxo de caixa de empresas e empreendedores, possibilitando acesso imediato ao capital.
- Pagamentos de conta a conta (A2A) mais simples
Com a digitalização, novas formas de pagamento estão se consolidando. Transferências entre contas, sem intermediação de cartões, devem se tornar mais comuns. Para os varejistas, essa tendência traz novas possibilidades de reduzir custos e aumentar eficiência.
- Expansão das finanças embarcadas
Soluções financeiras devem estar cada vez mais integradas ao ecossistema digital. Já vemos marketplaces oferecendo crédito pré-aprovado e carteiras digitais dentro de apps de delivery. O consumidor quer pagar sem sair do ambiente onde está interagindo. Ou seja, é uma oportunidade valiosa para o varejo.
- Pagamentos internacionais mais ágeis
Para quem vende para o mundo todo, 2025 promete ser um marco. As barreiras para pagamentos transfronteiriços estão caindo, tornando as transações internacionais mais rápidas, transparentes e acessíveis.
O cenário é empolgante e desafiador ao mesmo tempo. Mas a chave para o sucesso está em estar preparado. Quem se adiantar e abraçar essas inovações vai sair na frente, oferecendo mais conveniência aos consumidores, permitindo maior segurança nas transações e melhorando a eficiência operacional do seu negócio.
A evolução dos pagamentos está apenas começando, e 2025 promete ser um ano transformador.
Rodrigo Cury, vice-presidente de Desenvolvimento de Negócios na Visa do Brasil.