Após cinco anos desde seu anúncio durante a Xbox Showcase de 2020, o próximo RPG da Obsidian Entertainment ganhou holofotes por diversos motivos: seu mundo aberto e colorido, ser um dos grandes jogos da nova geração e principalmente por ser um sucessor espiritual de The Elder Scrolls, feito pela empresa de Fallout New Vegas. Conhecida por seus títulos de RPG, a desenvolvedora, subsidiaria da Xbox Game Studios, convida os jogadores a entrarem no mundo de Eora, reino que nasceu em Pillars of Eternity.
A convite da Microsoft, o Voxel entrevistou Carrie Patel, diretora de Avowed, e ela nos deu mais detalhes sobre o universo do jogo, mas também como um filme da Netflix teve influência no Dreamscourge, praga que assola as Living Lands.
Inspiração em filme de terror
Durante as seis horas que o Voxel teve para testar Avowed em novembro de 2024, um dos destaques da build era o foco em um urso infectado com o Dreamscourge, praga que assola o reino e um dos objetivos principais de Avowed: descobrir o que é este mal e como combatê-lo.
Uma coisa que chama bastante a atenção é a semelhança da praga com o fenômeno mutante chamado “O Brilho”, presente no filme Aniquilação (2018), que mostra como uma expedição de cientistas para uma área em quarentena pode causar mudanças drásticas ao ecossistema, causando mutações horrendas a todos em volta, menos a uma pessoa.

Ao ser questionada se houve ou não inspiração, a diretora imediatamente sorriu e nos confirmou a dúvida. “Eu fico muito feliz que você percebeu a referência de Aniquilação! Quando eu e Matt Hensen (diretor de arte) estávamos falando sobre a estética do Dreamscourge, queríamos que o jogador tivesse a sensação de se aventurar no desconhecido, e Aniquilação foi um ponto de referência importante para nós!”
Carrie conta que, assim como na natureza, a cor pode ser algo perigoso dependendo do animal (quanto mais colorida um sapo numa floresta, mais venenoso ele é). “Você encontra beleza, mas também perigo numa cor, certo?”
“É como na natureza quando você encontra uma cobra, inseto ou sapo realmente colorido, significa que provavelmente é venenoso. Então nós, queríamos transmitir essa sensação de perigo e estranheza, que também estava misturada com a beleza. E algo que poderia ser meio estranho e perturbador, mas também um pouco adorável e atraente”.
Avowed estará disponível em day one no Game Pass (18 de fevereiro) — Cloud, Xbox Series X|S e PC.