Você já ouviu falar ou já assistiu ao filme Deu a Louca na Chapeuzinho? A animação, para quem não conhece, parece ser mais uma em meio a tantas, mas ela se destaca por inúmeros motivos, nos mais diferentes quesitos.
Deu a Louca na Chapeuzinho estreou em 2005, 20 anos atrás, contando uma trama que vive na mente de muitos fãs de filmes duvidosos e divertidos até hoje. No longa-metragem, policiais de um mundo animal estão investigando um caso bastante conhecido entre os contos de fada: uma idosa vem sendo incomodada em sua própria casa.
O caso envolve uma garota, um lobo e um machado, e as acusações são de invasão de domicílio, distúrbio do silêncio e uso de um machado sem licença. Pela premissa, já sabemos que a trama é muito divertida e inusitada. Mas qual o motivo, então, dela estar à frente de seu tempo?

Deu a Louca na Chapeuzinho: porque o filme é revolucionário?
Apesar de o longa-metragem ser conhecido atualmente por seu humor diferenciado, as animações de qualidade duvidosa e os memes, a produção acabou quebrando paradigmas em Hollywood. Em uma indústria dominada por gigantes como Disney e Pixar, o Deu a Louca na Chapeuzinho chegou trazendo grandes alterações na indústria.
Independente
O primeiro fator que faz a animação Deu a Louca na Chapeuzinho ser um destaque entre tantas outras é o fato de ser uma produção 100% independente. Produzido pela Blue Yonder Films e a Kanbar Entertainment, o filme foi lançado pela The Weinstein Company e contou com um evento de estreia antes do lançamento oficial.
Sem ter um financiamento de estúdio, os produtores tiveram a vantagem de poder usar a criatividade com mais liberdade. No entanto, com um baixo orçamento, eles precisaram buscar alternativas mais baratas para viabilizar a produção. A animação, então, foi produzida nas Filipinas e com um design não tão realista como estamos acostumados a ver.
Mesmo com pouco dinheiro para dar vida à obra, com cerca de US$ 8 milhões no bolso, os criadores do filme conseguiram um elenco de peso para a dublagem. Entre os atores estão Anne Hathaway, Glenn Close, Andy Dick, Jim Belushi, Anthony Anderson e muitos outros. Em relação à distribuição, o contrato com a The Weinstein Company aconteceu somente ao final da produção, e poucas alterações foram feitas.

Enredo
Quando uma animação faz muito sucesso, como Toy Story na década de 1990 e Shrek nos anos 2000, logo suas táticas começam a ser copiadas. Mas Deu a Louca na Chapeuzinho conseguiu trazer um refresco às produções de contos de fadas, rapidamente se tornando um dos filmes mais criativos do gênero.
A sua qualidade de animação questionável seria um tiro no pé se não houvesse criatividade, mas nesse caso foi justamente esse o tempero especial que o filme precisava. Tudo o que falta na trama em relação ao visual é compensado no enredo, adaptado de um conto muito famoso.
Na história, Chapeuzinho Vermelho descobre que o Lobo Mau está fingindo ser a Vovózinha. Então, cada personagem principal tem a sua própria narrativa, revelando os acontecimentos a partir de seu próprio ponto de vista, e ao final elas se conectam umas com as outras.
A trama também se aprofunda no humor, pegando histórias clássicas e formatadas para um padrão e as transformando em uma sátira moderna, cheia de referências e muito engraçada. Deu a Louca na Chapeuzinho consegue, facilmente, agradar todas as idades, desde crianças pequenas até adultos. O resultado do filme nos cinemas foi uma receita de US$ 110 milhões de bilheteria em todo o mundo.
Em meio a tantas animações de alto orçamento, dos melhores estúdios de Hollywood e com os gráficos mais modernos que existem, Deu a Louca na Chapeuzinho, lançado 20 anos atrás, conseguiu se tornar um clássico moderno que merece todo o valor que tem. Infelizmente, no momento, o filme não está disponível em nenhum streaming, então você terá que buscar meios ilícitos ou cortes nas redes sociais para conhecer essa icônica, e engraçada, obra das animações.
Você é fã do filme Deu a Louca na Chapeuzinho? Saiba que o filme era tão revolucionário para a sua época?