A DeepSeek quer lançar o modelo R2 o mais rápido possível, apurou a Reuters. A empresa chinesa pretende capitalizar o impulso e a notoriedade conquistados com o lançamento da inteligência artificial R1.
Inicialmente, a DeepSeek planejava lançar o R2 no início de maio de 2025, mas fontes ouvidas pela reportagem afirmam que a empresa pretende adiantar o cronograma. No entanto, a nova janela de lançamento não foi revelada.
Pouco se sabe sobre a IA R2 da DeepSeek, mas é provável que o modelo seja uma evolução direta do R1, com aprimoramentos em codificação, raciocínio e uma maior janela de contexto para inserção de prompts. Além disso, ele pode oferecer suporte expandido a mais idiomas.

O DeepSeek R2 também pode ganhar capacidades multimodais, incluindo ferramentas para interpretação e geração de imagens e vídeos com base em descrições em texto.
O R1 foi um marco para a DeepSeek, destacando-se pela eficiência do modelo e pelos custos reduzidos de treinamento em comparação ao GPT-4 da OpenAI. Seu lançamento teve um impacto significativo no mercado, derrubando as ações da Nvidia e provocando a OpenAI, que acusou a empresa chinesa de destilar o ChatGPT para treinar seu próprio modelo.
Até o momento, a DeepSeek não se pronunciou sobre o rumor.
Você sabia que o DeepSeek tem respostas censuradas quando questionado sobre assuntos sensíveis do governo chinês? O TecMundo viu essas restrições em ação e viu como as saídas do R1 são diferentes em comparação aos concorrentes.