A fabricante EssilorLuxottica, responsável pelo lançamento de sucesso dos óculos inteligentes Ray-Ban em parceria com a Meta, tem outro projeto próximo de sair. Apesar de também ser um óculos, a novidade é um acessório principalmente para quem busca uma tecnologia que permite aprimoramentos na audição.
Anunciado em 2023, o produto da linha Nuance Audio foi recentemente aprovado para ser comercializado nos Estados Unidos e já tem lançamento confirmado em alguns países da Europa, como Reino Unido, França e Alemanha. O lançamento ainda em caráter limitado deve acontecer ainda no primeiro trimestre deste ano.
Os “óculos auditivos” são um projeto da Nuance, empresa de soluções para a audição comprada pela EssilorLuxottica há alguns anos. A ideia dele é combinar um segmento em alta — o de óculos tecnológicos — com uma questão de saúde que amplia a faixa de público interessada no aparelho.
Os óculos da Nuance possuem um conjunto de microfones que captam áudios e conversas próximas para que você esteja sempre atento ao ambiente ao redor, inclusive eliminando ruídos indesejados. Já alto-falantes posicionados na haste reproduzem esses sons sem latência e com alta qualidade, além de reproduzirem o “modo 360” de tecnologias como o Áudio Espacial — que reproduzem os sons com a sensação de que eles estão vindo da mesma direção que na realidade.
Toda a configuração é feita por um aplicativo para dispositivos móveis e cada óculos pode ser “calibrado” para o usuário, levando em conta a intensidade da perda auditiva de cada um. O aparelho tem uma solução “dois em um”, já que podem ser utilizados com lentes sob prescrição médica.
O mercado de óculos inteligentes vem aí?
Considerado mais discreto que aparelhos para deficiência auditiva, os óculos serão lançados em três tamanhos e duas cores diferentes. Ao contrário dos Ray-Ban da Meta, porém, eles não exibem conteúdos nas lentes ou possuem recursos de inteligência artificial (IA) e exigem uma recarga que pode durar até três horas.
A chegada do modelo Nuance Audio, que promete ser mais acessível em preço que aparelhos do setor de saúde, deve esquentar ainda mais um segmento que parece ganhar cada vez mais adeptos na indústria: o de óculos inteligentes com os mais diferentes públicos e recursos.
Fora os Ray-Ban da Meta, que ganharão mais modelos em breve, e os Spectacles, que abriram esse mercado e estão na quarta geração, Google e Apple estariam ao menos estudando a viabilidade de lançar um produto desse formato — embora a Maçã, de acordo com rumores recentes, já tenha desistido dessa empreitada.
A JBL já chegou a lançar óculos com fones de ouvido embutidos no ano passado, mas o modelo da EssilorLuxottica é o primeiro com foco em quem já apresenta algum grau de perda da audição.