Josef Fares, diretor de Split Fiction e It Takes Two, é conhecido por sua irreverência e jogos cheios de “paixão”, mas uma declaração recente do desenvolvedor pode gerar polêmica. Falando ao Video Games Chronicle, ele afirmou que os avanços na inteligência artificial podem ter um impacto maior no mundo do que a internet e que a sociedade precisa se adaptar a essa mudança.
“Se faz parte da indústria, devemos ver como implementá-la para obtermos jogos melhores”, ressaltou o diretor, que lançará o jogo Split Fiction no mês que vem. “Posso entender o fato de que algumas pessoas podem perder seus empregos, mas isso vale para todas as novas tecnologias”.
Fares também destacou que os impactos da IA serão diversos e que a inovação é inevitável. “Coisas boas e ruins sairão disso. Você não pode simplesmente fechar os olhos. Acredito que a IA terá um impacto maior no mundo do que a internet teve, eventualmente. Vai demorar muito até que possamos usá-la em um desenvolvimento real, pelo menos não aqui. Talvez outros consigam fazer isso”, comentou.
IA gera debates no mundo dos games
A discussão sobre o uso da IA na indústria de games tem gerado polêmica nos últimos anos, especialmente devido a preocupações com a substituição de empregos e com questões como plágio e regulamentação das ferramentas generativas. Com a recente onda de demissões na indústria, o assunto está rendendo debates acalorados nas redes sociais e na indústria.

O CEO da Take-Two Interactive, Strauss Zelnick, recentemente expressou uma opinião contrária às preocupações sobre demissões em massa, argumentando que a IA não apenas não levará à perda de empregos, como também pode aumentar a empregabilidade. Segundo ele, não há necessidade de novas barreiras regulatórias para proteger desenvolvedores.
Enquanto a polêmica continua, Fares segue com o lançamento de Split Fiction, previsto para 6 de março, sob publicação da EA. Assim como It Takes Two, o jogo terá foco no gameplay em tela dividida e cooperativo, trazendo um “Friend Pass” que permite jogar online com um amigo comprando apenas uma cópia do game.
E você, concorda com as falas do diretor? Conta para a gente nos comentários nas redes sociais do Voxel!