O IEEE, a maior organização profissional técnica do mundo que promove a tecnologia para a humanidade, anunciou hoje que Henry Samueli é o laureado com a Medalha de Honra IEEE de 2025 e o primeiro a receber seu prêmio monetário de US$ 2milhões. Este maior prêmio do IEEE é concedido a Samueli, um IEEE Fellow, em reconhecimento à sua pesquisa pioneira e avanços no desenvolvimento e comercialização de circuitos de sistemas de comunicação de sinais analógicos e mistos, que levaram ao crescimento explosivo da comunicação de banda larga, tecnologias de rede com e sem fio usadas hoje. Um proeminente filantropo, Samueli também é homenageado por seu apoio significativo à educação em ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM).
“A visão e as inovações em tecnologia de comunicação do laureado com a Medalha de Honra do IEEE Henry Samueli estimularam o desenvolvimento de produtos usados por quase todas as pessoas ao redor do mundo”, disse a presidente e CEO do IEEE 2025, Kathleen Kramer. “Dos bilhões de smartphones, decodificadores e tablets a laptops e dispositivos IoT, Samueli criou maneiras novas e inovadoras de alimentar conexões e unir a humanidade.”
Como professor de engenharia elétrica da UCLA, Samueli usou seu conhecimento para conceber arquiteturas de processamento de sinal digital para chips de comunicações de banda larga e, depois de fundar a Broadcom, construiu o primeiro chipset de modem set-top-box de cabo digital do mundo. Isso lançou as bases para o fornecimento de UltraHD, HDTV e streaming de vídeo de alta qualidade para residências e, hoje, a empresa é líder global em tecnologias de semicondutores para comunicações com e sem fio.
“Por meio da banda larga, Henry Samueli ajudou a revolucionar a forma como o mundo está conectado, promoveu mudanças de paradigma cultural e econômico de inúmeros setores e mudou positivamente a forma como fazemos tudo hoje”, acrescentou K. J. Ray Liu, presidente do Comitê Ad Hoc para Elevar o Prestígio do IEEE Awards e presidente e CEO do IEEE 2022. “Além disso, sua prolífica filantropia impactou profundamente muitas vidas para melhor – desde o generoso apoio à educação STEM até a promessa de doar a maior parte de seu dinheiro durante sua vida. Essas contribuições são exemplares para os tecnólogos, modelando o impacto que podem ter não apenas no mundo em que vivem, mas para aqueles que os seguem.”