A construtora Vale Verde anunciou o desenvolvimento e a implementação de soluções baseadas na realidade virtual (RV) para capacitação de profissionais e operações remotas. No total, a empresa investiu em torno de R$ 12 milhões em Tecnologia, engoblando, além de RV, tecnologias BIM e equipamentos de tele operação.
A RV tem permitido à empresa a redefinição de treinamentos e operações. Esse conjunto de soluções produzido internamente pela equipe da Vale Verde e que compõe os projetos de engenharia é fundamental em ações que empregam a ferramenta em simulações de treinamento em dragagem.
Por meio dessa ferramenta de ponta os colaboradores são capacitados em um ambiente seguro. As simulações realistas também permitem que vivenciem cenários de construções complexos ou potencialmente perigosos sem riscos, garantindo eficiência e segurança a todos.
“Como boa parte dos nossos empreendimentos são em áreas remotas e de difícil acesso, a RV funciona como um facilitador, pois ajuda a entender como é o local sem a necessidade de deslocamento, simulando todo o trabalho de ambientação”, observa o CEO da Vale Verde, Hugo Soares.
Outra funcionalidade é a oportunidade de se convidar os stakeholders que poderão visualizar a obra e conferir as fases contratadas do projeto. “Conseguimos mostrar tudo isso antes. No caso de uma descaracterização de barragem, por exemplo, a uma distância de 40 quilômetros, visitada a cada seis meses pelo contratante. Com a RV é possível ver como está o ambiente sem precisar se deslocar até à obra: acompanha-se o processo e a percepção dos trabalhadores na obra contratada. Sem dúvida, é mais uma oportunidade de ganho, de como oferecer melhores alternativas nas etapas do projeto em si”, resume Hugo Soares.