Referência no desenvolvimento de metodologias para programas de empreendedorismo, a CERTI será parceira na coordenação e implementação da terceira edição do programa Centelha, que contará com investimento de R$155 milhões para apoiar a criação de novas startups em todos os estados do país. A instituição, que já atendeu mais de oito mil empresas, foi vencedora do edital de chamamento público da iniciativa promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) por meio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em parceria com o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP). “Nosso objetivo é contribuir para dar continuidade ao sucesso das edições anteriores, com foco na evolução metodológica do programa, aprimoramento das capacitações oferecidas aos empreendedores e no fortalecimento dos ecossistemas de inovação”, ressalta Fernanda Konradt de Campos, diretora executiva do Centro de Empreendedorismo Inovador da CERTI.
Presente em todas as edições, a CERTI reforça em 2025 seu papel como um dos parceiros operacionais do programa, proporcionando suporte fundamental à criação e ao crescimento das startups. Um dos grandes diferenciais do Programa Centelha é a metodologia consolidada oferecida pela CERTI – inspirada no programa Sinapse da Inovação – que contribui para o fortalecimento dos ecossistemas de inovação de cada estado, por meio do suporte às Fundações de Amparo à Pesquisa e Inovação (FAPs). “A colaboração com as FAPs e demais entidades estaduais garante que o programa se mantenha alinhado com as necessidades locais e impulsione a inovação de forma estratégica em cada região”, aponta a diretora executiva.
Contando com a participação da CERTI em todos os 27 estados brasileiros, o programa Centelha neste novo ciclo pretende apoiar a criação de mais de 1.100 novas startups de impacto direto no desenvolvimento econômico de suas regiões e no cenário de inovação nacional. A CERTI será responsável por assegurar a padronização do programa e promover a articulação entre os diferentes stakeholders envolvidos. “Também disponibilizaremos às startups uma série de capacitações sobre temas do mundo da inovação, além de outros benefícios, como mentorias, parcerias de desenvolvimento tecnológico e descontos em softwares e serviços oferecidos pela rede de parceiros do programa.”, complementa.
As empresas participantes do Centelha III terão acesso a recursos financeiros, como subvenções econômicas e bolsas de apoio técnico, para transformar suas ideias em negócios viáveis. O lançamento dos primeiros editais direcionados às empresas está previsto para o segundo semestre deste ano.