A Amazon Web Services (AWS) e a Cogna Educação anunciaram a adesão do grupo ao AWS Tech Alliance, iniciativa global que visa alinhar a qualificação dos estudantes do ensino superior com as demandas reais do mercado de trabalho de tecnologia, em colaboração com universidades, e promover a conexão com potenciais empregadores. A Cogna, empresa de educação que inclui a Anhanguera, Pitágoras, Unic, Uniderp e Unime, prevê impactar um milhão de alunos.
Os estudantes de ensino superior da Cogna, que conta com 113 unidades próprias no país e mais de 3 mil polos parceiros, terão acesso gratuito ao AWS Academy, programa que oferece um currículo pronto e atualizado para o ensino da computação em nuvem, capacitando os alunos a obterem uma certificação AWS, uma das mais requeridas pelo mercado.
O aprendizado técnico é complementado por programas educacionais da AWS, com atividades disponibilizadas por empresas colaboradoras que visam o desenvolvimento de hard e soft skills essenciais à empregabilidade. Uma delas é a Serena, empresa global e referência em investimentos em energia limpa nas Américas, que oferecerá palestras com dicas de carreira, mercado de trabalho e oportunidades.
No dia 20 de fevereiro, os alunos das instituições de ensino superior da Cogna acompanharam o lançamento de dois cursos do AWS Tech Alliance e puderam esclarecer dúvidas: o AWS Cloud Foundations, curso introdutório destinado a alunos que buscam uma compreensão geral sobre os conceitos de computação em nuvem, independentemente de funções técnicas específicas; e o Cloud Architecting, treinamento mais avançado que explora os fundamentos da construção da infraestrutura de TI na AWS e preparar os alunos para o certificado AWS Certified Solutions Architect – Associate.
Para incentivar também a participação de mulheres, que atualmente representam menos de 30% dos profissionais de tecnologia do país, a Cogna irá aderir à iniciativa de diversidade e inclusão do Tech Alliance, chamada Women in Cloud (WiC). O objetivo é desenvolver habilidades técnicas, comportamentais e de empregabilidade em nuvem com foco em mulheres. Para isso, as aulas terão, por exemplo, professoras para trazer referências femininas, além da promoção de discussões sobre temas relacionados a mulheres e carreira, como liderança feminina e síndrome da impostora. O início do curso está previsto para o mês de abril.
A iniciativa também contempla conexão com mentoras, preparação para entrevistas com foco em liderança feminina, oferta de vagas afirmativas e promoção de atividades presenciais para que as participantes tenham a oportunidades de formar um grupo de afinidades, se conectar e se ajudar mutuamente.
Somente em 2024, o Tech Alliance impactou mais de 10 mil estudantes e apoiou 116 instituições brasileiras na atualização de currículos. Atualmente, a rede de empregadores conta com 140 organizações ativas. “Com uma rede em rápido crescimento, o Tech Alliance se fortalece na formação de talentos e na promoção da diversidade e da inclusão no ecossistema de tecnologia brasileiro”, diz Paulo Cunha, diretor da AWS para o setor público no Brasil.