
Resumo
- O Chrome para Android está testando uma ferramenta em fase beta que escaneia APKs baixados para detectar malwares.
- A função adiciona uma camada extra de segurança, complementando o Play Protect durante o processo de sideloading.
- Ainda não há previsão de lançamento, mas informações preliminares indicam que os usuários poderão desativar a ferramenta ou ignorar os avisos de segurança.
O Chrome para dispositivos Android vai ganhar uma ferramenta para proteger os usuários de malwares. O navegador está testando uma função que escaneia arquivos APK baixados em celulares e tablets. O formato APK é usado para instalar aplicativos no Android, e seu download por navegadores permite instalar arquivos que não estão disponíveis na Play Store.
Como a ferramenta foi descoberta?
A descoberta da ferramenta foi feita na versão beta do Chrome para Android. Como está em testes, não há previsão de quando será o seu lançamento. Contudo, é provável que o Google libere oficialmente a ferramenta no futuro.
O motivo para isso é que ela será mais uma camada de segurança para os usuários do Android. Ao realizar um sideloading (instalação de um app baixado fora da loja do Google), o Play Protect é ativado para identificar bloquear a instalação de apps suspeitos.

Essa ferramenta também funciona integrada à Play Store. Se algum aplicativo passou na aprovação, mas continha um malware, o Play Protect atua como uma camada adicional para evitar a instalação de um programa malicioso. Essa ferramenta pode ser desativada caso o usuário queira instalar um app não aprovado pelo sistema — mas faça assumindo os riscos.
A previsão de lançamento do novo recurso é a grande incógnita, visto que a ferramenta não está funcionando no beta do Chrome. Ela é visível na página de flags do navegador na versão beta.
O site MSPowerUser indica que, com a nova ferramenta, será possível instalar a APK mesmo com o aviso do Chrome sobre o arquivo ser suspeito. O usuário também poderá desativar o scan automático do navegador.
Baixar APKs pelo navegador, seja o Chrome ou qualquer outro, é o jeito mais prático de instalar um app fora da Play Store. Outro meio de fazer isso é baixando o arquivo pelo PC e passando para o dispositivo — seja um celular ou tablet.
Com informações de MSPowerUser e Android Authority
Chrome para Android vai escanear APKs baixados e alertar sobre malwares