A empresa de inteligência artificial OpenAI lançou nesta quarta-feira (5) uma novidade para o buscador do ChatGPT. A partir de agora, qualquer pessoa pode utilizar o serviço, inclusive sem precisar de uma conta.
Com a novidade, é possível usar o buscador de IA integrado ao chatbot sem qualquer burocracia e de forma gratuita. O recurso é uma alternativa mais precisa e atualizada para certos pedidos em vez do chatbot, que pode apresentar informações desatualizadas de acordo com a versão do modelo de linguagem em vigor.
O buscador embutido no ChatGPT foi revelado inicialmente em julho de 2024, mas estava disponível apenas para assinantes do plano pago da plataforma. Depois de alguns meses, ele passou a ser liberado também de forma gratuita, mas somente após o login no serviço da empresa.
A versão sem login do buscador eventualmente oferece o login ou cadastro a partir de uma janela pop-up, mas o processo não é obrigatório. Nessa modalidade, porém, você não tem acesso a recursos mais modernos e novidades ainda restritas, como a “busca aprofundada”.
Como usar o buscador do ChatGPT
Para começar as pesquisas, basta acessar este link do site oficial do ChatGPT. Logo depois de carregar, ele atualiza automaticamente para o idioma do seu navegador, incluindo o português do Brasil.
Se quiser ativar o buscador, toque no botão “Buscar”, ao lado do ícone em forma de globo, e certifique-se que ele está selecionado com a cor azul. É ele que ativa o mecanismo de pesquisa em vez da conversa com a IA generativa convencional. Em seguida, basta digitar o termo ou a pergunta desejada e apertar Enter no computador ou selecionar o botão em forma de seta no PC ou celular para iniciar a busca.

O chatbot vasculha a internet para encontrar a resposta para você e, além de fornecer um conteúdo, entrega também ao final quais foram as fontes consultadas. Há ainda um ícone no término do texto para que você consiga copiar todo o conteúdo que foi fornecido e colar em outras páginas ou documentos.
A conversa é contextual, ou seja, você pode fazer perguntas posteriores sem precisar explicar tudo o que foi buscado antes — como peguntar “Qual foi o filme vencedor do Oscar em 2024?” e depois só questionar “E no ano anterior?” para receber os resultados de 2023.

Para além dessa ferramenta, outras empresas já lançaram ou estão testando recursos de IA na busca. Elas incluem o próprio Google, que tem integrado cada vez mais funções do Gemini na pesquisa, e a Microsoft, a partir do chat do Bing usando o Copilot.
Além disso, a empresa Perplexity AI também já disponibiliza gratuitamente e sem pedir cadastros um buscador em português.