
Resumo
- A participação de celulares premium nas vendas globais aumentou de 15% em 2020 para 25% em 2024.
- A Apple lidera o mercado com 66% das vendas em 2024, seguida pela Samsung com 18%.
- O crescimento do segmento premium é impulsionado por recursos avançados e suporte de software prolongado.
Um levantamento divulgado pela Counterpoint Research indica que existe uma tendência de “premiumização” no mercado de smartphones. De acordo com a empresa, que é especializada em pesquisas de mercado, o número de consumidores que preferem comprar celulares mais avançados é cada vez maior.
A Counterpoint classifica como “premium” os modelos que têm preço médio de atacado igual ou superior a US$ 600. O levantamento mostra que 25% dos celulares comercializados em 2024 em escala global estavam dentro dessa categoria. Em 2020, essa participação era de 15%.
Na comparação com 2023, o segmento premium teve um aumento global de vendas de 8% em 2024. Trata-se de um ritmo maior do que aquele registrado para o mercado de smartphones como um todo (considerando todas as categorias), que fechou 2024 com 5% de crescimento em relação a 2023.
Dentro da categoria premium existe uma subcategoria que a Counterpoint classifica como “ultra-premium”, que é formada por smartphones com preço médio igual ou superior US$ 1.000, a exemplo dos modelos mais avançados do iPhone. Esse segmento também cresceu, respondendo por 40% das vendas de smartphones premium em 2024.
Quais empresas mais vendem celulares premium?
A Apple aparece na liderança da lista com uma impressionante participação de 66% no mercado de smartphones premium em 2024. Na sequência vem a Samsung com uma fatia de 18% do segmento no mesmo ano.
A Huawei é a terceira colocada do ranking, com 7%. É uma surpresa, visto que a companhia sofre embargos econômicos do governo dos Estados Unidos. Apesar disso, a Huawei ainda tem forte participação no mercado chinês (a sua casa), o que explica a sua presença no ranking.
Para você ter ideia, 24% dos celulares premium vendidos em 2024 foram destinados à China. Mas os Estados Unidos ficaram ligeiramente à frente, com 25% de participação, mérito das boas vendas da família iPhone e da série Galaxy S no país.
A Counterpoint não divulgou números exatos sobre a América Latina, mas destacou que o segmento premium cresceu 2,5 vezes na região desde 2020. Opções de financiamento e programas que permitem a troca de um smartphone usado por um novo estão entre os fatores que impulsionam as vendas de modelos premium em países da América Latina.

Por que as vendas de celulares premium aumentaram?
Devido a uma combinação de fatores, mas a Counterpoint destaca que, em linhas gerais, os consumidores estão buscando celulares que oferecem recursos mais avançados:
“O segmento premium continua a crescer conforme os consumidores optam por recursos de ponta, como processadores, câmeras, telas e funções de IA generativa melhores, para uma melhor experiência geral de uso.
Além disso, o suporte de software mais extenso [promessa de atualização do sistema operacional por vários anos] e o hardware pronto para recursos futuros asseguram a longevidade desses smartphones, justificando ainda mais os seus preços maiores.”
Karn Chauhan, analista sênior de pesquisa da Counterpoint
A declaração de Chauhan sobre “longevidade” condiz com uma prática que eu vejo muita gente seguir (e que eu frequentemente recomendo): a de comprar um celular topo de linha, quando possível, mesmo pagando mais caro por ele, devido a tendência de esse aparelho durar mais do que modelos intermediários ou básicos.
Celulares premium crescem e já representam 25% das vendas no mundo