Bug em ferramenta de transcrição da Apple confunde ‘Trump’ com ‘racista’

Por algum motivo, a ferramenta de transcrição do iPhone registra rapidamente a palavra “Trump” quando o usuário diz “racist” (“racista”, em português). O erro no serviço Ditado da Apple viralizou recentemente nas redes sociais, incluindo TikTok e Instagram. Segundo a empresa, trata-se de um bug.

Em um vídeo, um usuário norte-americano não identificado demonstra o problema. Ao dizer “racist”, a transcrição do iPhone imprime rapidamente a palavra “Trump”, que logo depois é substituída pelo termo correto. A falha parece ocorrer em menos de um segundo.

Embora corrija a transcrição rapidamente, o bug sugere uma ligação entre o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o termo “racista”.

@user9586420191789 My dad sent me this video this morning. He told me his friend noticed that when he used speech to text and said “racist,” it briefly changed to “Trump” before changing back. Seems like subliminal messaging to me. I don”t have an iPhone and my phone doesn”t do it. #iphone #Trump #apple #elonmusk #fyp @Anna Matson @Aquarius_Waive @athena @David Gokhshtein @Doxielvr @Hello America @Jason Pargin, author @Jeffery Mead @Jeff Mead @Joe “Pags” Pagliarulo @J.D. Vance @Link Lauren @Tulsi Gabbard @user80861822781 ? original sound – Jess White2260

Ao The New York Times e à Fox News, a Apple confirmou o problema e afirmou se tratar de um bug. “Estamos cientes do problema com o modelo de reconhecimento de fala que alimenta o Ditado e distribuiremos uma correção assim que possível”, disse a empresa em nota.

Segundo a Apple, o erro é resultado de uma “sobreposição fonética” entre as palavras “Trump” e “racist”. A empresa menciona ainda que termos que começam com o som de “R” são mais suscetíveis a esse tipo de falha.

Desculpa da Apple não colou

No entanto, a explicação não convenceu a todos. Em entrevista à BBC, Peter Bell, professor de tecnologia da fala da Universidade de Edimburgo, na Escócia, acredita que a falha pode ter sido uma alteração proposital no software. Para ele, é improvável que seja um erro genuíno, já que o modelo de transcrição é treinado com milhares de horas de falas em inglês, garantindo um alto nível de precisão.

Ao Times, um ex-funcionário da equipe de desenvolvimento da Siri levantou a suspeita de que a falha possa ser uma “pegadinha séria” de alguém dentro da empresa.

Na segunda-feira (24), a Apple anunciou um investimento de US$ 500 bilhões nos Estados Unidos ao longo dos próximos quatro anos. A iniciativa busca minimizar o impacto de possíveis tarifas impostas por Trump ao mercado internacional.

Tags

Compartilhe

SVA na Pratica mais Valor mais Receita para o seu Provedor - CDNTV
SEGURANÇA OU DISPONIBILIDADE ? O QUE TORNA UMA INTERNET SEGURA ?
SWITCH RAISECOM na ARSITEC para PROVEDORES - CAST DOS LOUCOS
NUVEM X COLOCATION - Qual vale mais a pena com a Asap Telecom
ERROS DE SEGURANÇA QUE PODEM CUSTAR CARO NO SEU PROVEDOR EM 2025 com @Ayubio
LANÇAMENTO VIVENSIS NETWORK
A Internet ta cara ?
Nvidia lança atualizações para corrigir erro de tela preta nas RTX 50
Brasileiros impactados no vazamento ALIEN TXTBASE; 244 milhões de senhas
Brasileiros impactados no vazamento ALIEN TXTBASE; 244 milhões de senhas
Vai ter o Neymar? EA FC 26 pode marcar retorno de times brasileiros ao jogo
Vai ter o Neymar? EA FC 26 pode marcar retorno de times brasileiros ao jogo