Pesquisadores da Avast, uma marca de segurança cibernética da Gen para consumidores, descobriram uma nova campanha de ataques Scam-Yourself, que usam manipulação psicológica para enganar as pessoas a copiar e executar códigos maliciosos, potencialmente levando a fraudes financeiras, invasões de contas ou infecções por malware. Desta vez, os cibercriminosos comprometeram ou adquiriram um canal verificado do YouTube com 110.000 assinantes para hospedar um vídeo totalmente gerado por IA, promovendo o malware.
Como funciona o ataque?
O ataque provavelmente teve início com o roubo de dados usando ladrões de informações, permitindo que os cibercriminosos assumissem o controle de um canal verificado do YouTube e o redirecionassem para as suas operações fraudulentas sob o nome Thomas Harris ou Thomas Roberts. Além disso, várias contas falsas foram criadas, usando indevidamente essa pessoa como o “rosto” de vários canais fraudulentos. Essas contas falsas do YouTube têm centenas de milhares de assinantes.
O vídeo é apresentado como um tutorial para desbloquear o modo de desenvolvedor do TradingView, alegando que isso fornecerá indicadores alimentados por IA para ajudar os usuários a aumentar o seu portfólio financeiro.
O vídeo parece retratar uma pessoa completamente gerada por IA, sem nenhuma contraparte identificável no mundo real. Ele utiliza técnicas semelhantes às usadas na criação de deepfake, combinando voz, síntese facial e replicação de movimento corporal para criar uma representação altamente convincente.
O script usado no ataque foi criado com IA, neste caso em particular com ChatGPT. O objetivo final desta campanha é instalar o NetSupport ou o Lumma Stealer, garantindo aos invasores o controle total sobre o sistema infectado e permitindo a exfiltração de dados.
Os ataques do tipo Scam-Yourself continuam sendo uma ameaça crescente. No quarto trimestre de 2024, a Gen bloqueou ataques direcionados a 4,2 milhões de indivíduos, um aumento de 130% em relação ao trimestre anterior. Para proteger os usuários, a Avast introduziu recentemente um recurso de Proteção da Área de Transferência (Clipboard Protection), que bloqueia as ameaças baseadas na área de transferência antes que elas possam ser executadas.
Cybersecurity Forum 2025
A TI Inside realiza anualmente o Cybersecurity Forum, evento que reúne os principais e mais influentes profissionais da área de segurança da informação, debaterá questões como o aumento no volume de ataques, legislação, novos modelos de ataques cibernéticos e desafios para uma cultura voltada para segurança. O evento presencial será no dia 11 de março, no WTC-SP. Para mais informações consulte o site do evento www.cybersecurityforum.com.br ou fale com Andrea pelo fone/WhatsApp 11-3138-4619.