O mercado automotivo brasileiro tem apresentado um crescimento significativo nos últimos anos. O Brasil registrou o maior aumento entre os dez principais mercados globais de veículos, no último ano, isso mostra o quanto esse cenário está em alta no país. A Autus Chevrolet, concessionária de veículos da marca, tem se destacado nesse mercado sendo a maior rede de concessionária Chevrolet de Minas Gerais, com nove lojas, em oito cidades, além de um centro de distribuição de peças.
Procurando investir em transformação digital na sua área de peças e vendas de e-commerce, a Autus buscou a AutomationEdge para automatizar o setor e realizar esse projeto.
A área de peças e vendas de e-commerce é fundamental para uma concessionária por diversos motivos estratégicos e operacionais, como expansão do mercado e aumento das vendas, comodidade e conveniência para o cliente, otimização do estoque, aumento da competitividade, integração com serviços e pós-venda, redução de custos operacionais e maior controle e análise de dados.
A Autus Chevrolet tinha diversas necessidades no setor, como a emissão de notas fiscais e operação logística. “A automação foi implantada inicialmente na área de peças e vendas de e-commerce, para resolver o nosso principal problema que estava relacionado à emissão manual de notas fiscais, onde os atrasos impactavam a reputação do site e a operação logística, com isso comprometendo os prazos de despacho e, consequentemente, impactando a experiência do cliente”, comenta Zandra Cristina Queiroz, coordenadora de TI na Autus Chevrolet.
A parceria entre a Autus Chevrolet e a AutomationEdge teve início no segundo semestre de 2024. Mas a jornada começou com a criação da Fábrica de Software da empresa, em 2023, que focava no desenvolvimento interno de robôs para atender às demandas específicas da companhia. Com o crescimento dessas demandas e a necessidade de gerenciar os robôs de forma integrada, a Autus buscou uma solução no mercado que atendesse critérios de segurança, escalabilidade e capacidade de integração para orquestrar eficientemente os processos.
Antes de contar com a plataforma da AutomationEdge, a empresa realizava projetos isolados utilizando tecnologias como bancos de dados e Python. No entanto, a implementação de uma solução robusta e integrada para automação representou a primeira grande iniciativa estruturada no setor.
Com o objetivo de reduzir os trabalhos manuais repetitivos e propensos a erros, além de otimizar a operação em áreas críticas, como a emissão de notas fiscais no e-commerce e melhorar a eficiência operacional, o projeto evoluiu em etapas. Inicialmente, a Autus Chevrolet contou com um time interno para desenvolvimento de automações em projetos específicos.
Em seguida, foi contratada uma empresa especializada com uma equipe dedicada de desenvolvimento. Por fim, foi adotada uma solução de automação low-code, que ofereceu maior flexibilidade, velocidade e capacidade de integração com os sistemas da empresa.
Com o processo de automação da AutomationEdge, a Autus Chevrolet obteve um aumento na produtividade dos processos automatizados com um saving acumulado de 209 horas por mês. Três projetos foram implementados, incluindo melhorias na emissão de notas fiscais e automação de relatórios gerenciais. Também foi reduzido o tempo médio para geração de notas fiscais, acelerando o despacho de mercadorias e diminuindo atrasos logísticos. Além disso, a plataforma facilitou a criação de novas soluções, com planos para expansão contínua, destacando a sua escalabilidade.
“O processo de automação se tornou essencial para o Grupo ao proporcionar maior agilidade e precisão nos processos críticos. Além de melhorar a reputação no mercado, garantir maior produtividade das equipes, otimizar o uso de recursos e fortalecer a competitividade no setor”, exalta Fernando Baldin, country manager LATAM da AutomationEdge.
O projeto contou com alguns desafios durante a sua implementação, que envolveram a complexidade de integração, exigindo análises aprofundadas para conectar sistemas legados e diversos; o alinhamento de expectativas entre stakeholders com diferentes prioridades e visões; a gestão de riscos, considerando questões de segurança, possíveis interrupções e falhas de integração; a necessidade de uma implementação gradual para minimizar impactos nas operações existentes; e a capacitação da equipe, garantindo que todos estivessem preparados para utilizar as novas tecnologias e métodos com eficiência. Desafios que foram superados para garantir o sucesso do projeto.
Em relação a aceitação da automação pelos colaboradores da empresa, foi amplamente positiva, devido ao envolvimento das equipes desde o início do projeto. A colaboração multidisciplinar entre TI e áreas operacionais foi essencial para superar resistências iniciais. A Autus Chevrolet ainda planeja investir em treinamentos e comunicação clara para alinhar expectativas e mostrar os benefícios tangíveis da automação, como redução de tarefas repetitivas e maior valor agregado ao trabalho.
“Optamos pela plataforma de automação da AutomationEdge devido à sua flexibilidade, escalabilidade e facilidade de integração com nossos sistemas existentes. Além disso, a solução low-code permitiu agilizar o desenvolvimento de novos robôs, reduzindo custos e aumentando a eficiência”, explica Zandra. “Avaliamos diversas opções no mercado e escolhemos a AutomationEdge por ser a que melhor atendia às necessidades atuais e futuras do Grupo”, finaliza a coordenadora de TI da Autus Chevrolet.