A Google anunciou nesta terça-feira (25) o lançamento de uma nova versão do Gemini Code Assist. O ajudante de inteligência artificial (IA) para códigos é voltado para programadores de todos os níveis de conhecimento e agora pode ser usado em uma versão gratuita.
De acordo com a companhia, o serviço foi melhorado de forma considerável a partir do modelo Gemini 2.0, que aprimorou a qualidade de recomendações da IA. Na prática, isso significa que ele pode ser ainda mais útil em processos de escrita, revisão, aprimoramento ou correção de códigos.
Além disso, várias funções antes exclusivas do uso do assistente no Firebase e no Android Studio passam a ser ofertadas também nesse assistente. A ferramenta ainda pode ser responsabilizada por certas tarefas, como escrever comentários ou fazer testes automatizados a partir de requisitos. O Code Assist do Gemini entende comandos em uma variedade de linguagens, além de detectar bugs e inconsistências em seus repositórios.
Concorrendo diretamente contra plataformas como o Copilot do GitHub, a Google liberou até 180.000 autocompletes de código por mês. Esse é um valor consideravelmente maior que o oferecido por rivais e é “um limite tão alto que até mesmo os desenvolvedores profissionais mais dedicados teriam dificuldade em alcançá-lo”.

A plataforma tem também suporte para até 128.000 tokens no chat para você usar arquivos grandes e conseguir avaliar bases inteiras de códigos armazenados localmente.
Como usar o Gemini Code Assist grátis
Programadores veteranos, entrando no mercado ou estudantes da área podem aproveitar a nova versão gratuita do Gemini Code Assist. O único pré-requisito para uso é ter uma conta pessoal do Google para o momento de cadastro. Para testar o assistente de código, basta instalar o Gemini Code Assist a partir das várias fontes disponibilizadas pela empresa, dependendo do seu ambiente favorito: Visual Studio Code, pelo GitHub ou então direto via IDEs da JetBrains.
Além da nova versão, a companhia já fornece também os planos Standard e Enterprise para quem precisa de funcionalidades mais avançadas, incluindo respostas mais personalizadas e integrações com serviços de nuvem da Google.
- Conheça também: Google Gemini agora pode fazer análise de documentos de graça
Está começando no mercado e quer saber mais sobre programação? Confira essa lista com livros sobre a área selecionados pelo TecMundo e à venda na Amazon.