Apple desistiu de óculos de realidade aumentada, diz site

Apple desistiu de óculos de realidade aumentada, diz site

A Apple cancelou um projeto para desenvolver óculos avançados de realidade aumentada (AR), que poderiam projetar imagens e mesclar informações com o mundo real. O produto teria a mesma aparência de óculos comuns, mas com telas nas lentes e conexão com o Mac.

As informações foram obtidas pelo jornalista Mark Gurman, da Bloomberg, especialista na marca da maçã. De acordo com a publicação, o projeto era encarado como uma tentativa de se manter no mercado de realidade virtual e aumentada após as vendas fracas do Vision Pro.

Os novos óculos seriam bem mais baratos que o headset atual, que custa US$ 3.499 (cerca de R$ 20.400, em conversão direta). Eles também seriam voltados ao público comum, com foco no uso cotidiano.

O que deu errado com os óculos AR da Apple?

De acordo com a Bloomberg, os óculos AR que estavam sendo desenvolvidos pela Apple tiveram um desempenho ruim nos testes com executivos. O projeto (conhecido pelo codinome N107) também passou por várias mudanças, sem conseguir resultados satisfatórios.

Inicialmente, os óculos N107 deveriam ser conectados a um iPhone, mas a empresa teve problemas: o poder de processamento era limitado e a bateria do smartphone acabava rápido. A solução, então, foi conectar a um Mac, que tem processador mais potente e bateria maior. Mesmo assim, o desempenho não agradou.

Como eram os protótipos do N107?

Os protótipos dos óculos AR da Apple eram leves o bastante para não precisar de uma faixa por trás da cabeça (o Vision Pro, por exemplo, precisa disso). Eles teriam acesso a recursos do visionOS e poderiam exibir algumas tarefas do Mac.

Os óculos N107 teriam lentes normais, sem contar com a tela externa do Vision Pro, que projeta imagens dos olhos para as outras pessoas do mundo real.

Por outro lado, o aparelho poderia mudar a transparência das lentes, dependendo do que o usuário estava fazendo, como uma forma de sinalizar se ele está disponível para falar ou concentrado em uma tarefa.

Como fica o mercado de AR depois disso?

A Meta está se posicionando como um player importante no setor de realidade aumentada. Em 2024, a empresa apresentou seu protótipo Orion, que tem visual de óculos comuns e recursos de realidade aumentada. Mesmo assim, eles ainda dependem de um aparelho externo para o processamento. Um produto deste tipo só deve chegar às lojas em 2027.

Indo além da realidade aumentada, o Google anunciou, em dezembro de 2024, o Android XR, plataforma para headsets de realidade estendida (aumentada, virtual e mista) com acesso a recursos de inteligência artificial do Gemini. O primeiro aparelho do tipo deve ser o Project Moohan, desenvolvido em parceria com a Samsung.

Com informações da Bloomberg

Apple desistiu de óculos de realidade aumentada, diz site

Tags

Compartilhe

Nvidia admite que algumas placas RTX 5080 também estão com defeito
Nvidia admite que algumas placas RTX 5080 também estão com defeito
SVA na Pratica mais Valor mais Receita para o seu Provedor - CDNTV
SEGURANÇA OU DISPONIBILIDADE ? O QUE TORNA UMA INTERNET SEGURA ?
SWITCH RAISECOM na ARSITEC para PROVEDORES - CAST DOS LOUCOS
NUVEM X COLOCATION - Qual vale mais a pena com a Asap Telecom
ERROS DE SEGURANÇA QUE PODEM CUSTAR CARO NO SEU PROVEDOR EM 2025 com @Ayubio
LANÇAMENTO VIVENSIS NETWORK
A Internet ta cara ?
Monte seu Provedor em 2025 fácil fácil
PREPARE O SEU PROVEDOR PARA 2025 - CDNTV