
A Amazon vai remover em 26 de fevereiro a função de baixar e-books da sua loja e enviá-los via USB para o Kindle. O fim desse recurso significa que leitores poderão perder livros comprados pelo e-commerce. A remoção da transferência de e-books via USB é um meio da Amazon combater a pirataria em livros comprados pela sua loja.
Por que a Amazon está removendo a transferência via USB?
A Amazon não deu nenhum motivo para o fim desse recurso, porém podemos apontar duas razões: combater a pirataria ou encerrar uma ferramenta velha — talvez até os dois motivos juntos.
Começando pelo combate contra a pirataria, ao baixar um e-book da Amazon para o computador, o usuário consegue ter acesso aos arquivos no formato AZW3, mais fácil de crackear e remover o Gerenciamento de Direitos Digitais (DRM na sigla em inglês). O DRM está presente nos livros que você baixa diretamente pela loja do Kindle para o seu dispositivo.

A existência do DRM e a disponibilidade exclusiva na loja do Kindle permite que a Amazon exclua o livro da sua conta. Ela pode fazer isso (e já fez em vários casos) por questões de direitos autorais ou fim de acordos com editoras e autores.
Sim, você pagou pelo e-book, mas ele não é seu — assim como acontece em outros serviços digitais. Na verdade a frase “use o Kindle e leia quando e onde quiser” não garante o quando. Remover o DRM dribla esse restrição.
Como bem destacam os colegas do Android Police, se o usuário pagou por algo, ele quer o produto — seja um produto físico ou digital. Removê-lo do Kindle a qualquer tempo acaba incentivando a pirataria, algo que o leitor de livros é bom em combater.
Já o segundo motivo é mais simples (e sem tanto debate): Wi-Fi e Bluetooth estão em todos os lugares. Por isso não faz muito sentido manter uma ferramenta “arcaica” como a transferência de arquivos por USB. O maior debate aqui pode envolver a redundância de ter um método a mais de transferência caso o usuário fique sem Bluetooth e Wi-Fi.
Porém, o usuário conseguirá passar outros e-books e arquivos do computador para o Kindle usando o app do Kindle ou o Calibre. O que será encerrado de vez é a função de baixar um e-book para o PC. Aguardemos os próximos capítulos.
Com informações de The Verge e Android Police
Amazon vai encerrar função que permite baixar e-book no computador