A Amazon apresentou nesta quinta-feira (27) o Ocelot, primeiro chip de computação quântica da empresa. O processador deve ser usado como um dos principais componentes nos sistemas da Amazon Web Services e promete diminuir em até cinco anos o prazo para que a empresa consiga colocar um computador quântico em funcionamento.
Construído em parceria com o tradicional California Institute of Technology, o Caltech, o Ocelot ainda é um protótipo com desempenho parcial, mas com uma tecnologia que pode ser escalonada para atingir a performance desejada em um futuro não detalhado.
De acordo com a Amazon, o chip pode ainda reduzir os custos associados à correção de erros em até 90% — a questão de geração e identificação de informações quânticas erradas é um dos maiores desafios dessa indústria e foi tido como prioridade pela empresa no projeto. A arquitetura do Ocelot formada por menos bits quânticos (qubits) também deve reduzir o orçamento de construção de futuros componentes para até um quinto do valor atual sem aumentar a chance de erros.
Para a construção do Ocelot, os pesquisadores adotaram uma mistura de técnicas inovadoras e ideias clássicas da indústria de semicondutores. O chip é formado por dois circuitos de silício integrados, cada um com uma área de aproximadamente 1 cm². Na superfície de cada um deles ficam as camadas dos materiais supercondutores, que foram os elementos quânticos que diferenciam o componente de outros similares.
Os osciladores dele são feitos de uma fina camada de tântalo, um material semicondutor usado de forma inédita nessa indústria pela AWS. A empresa não cita exatamente um prazo para que o Ocelot vire um componente com uso prático, mas cita que esse tipo de descoberta pode levar mais alguns anos de pesquisa e desenvolvimento até as próximas etapas.
Computação quântica será nova moda?
A ideia da computação quântica é que sistemas consigam realizar cálculos, fazer previsões e resolver problemas em setores como o comercial e o científico em um tempo consideravelmente menor que equipamentos atuais, lidando com imensas quantidades de dados.

O anúncio da Amazon coloca ela como a terceira grande empresa da tecnologia a revelar passos iniciais no desenvolvimento de chips para a computação quântica — sendo que outras fabricante do setor já devem estar em estágios parecidos de seus respectivos projetos.
Ainda no fim de 2024, a Google apresentou o seu processador Willow, enquanto a Microsoft mostrou detalhes do Majorana 1.
- Leia também: Google responde se novo e poderoso processador quântico é capaz de quebrar criptografia
Quer conhecer um pouco mais sobre o conceito de computação quântica e por que esse tipo de computador é tão aguardado pela indústria? Confira este vídeo especial do TecMundo com a explicação.