A Amazon anunciou ontem (26) a Alexa+, nova versão da assistente de voz aprimorada com inteligência artificial generativa que vai concorrer com Google Gemini, ChatGPT e outros bots de IA. A atualização teve a estreia confirmada nos Estados Unidos, mas será que ela vai chegar ao Brasil?
De acordo com a gigante varejista, a Alexa Plus estará disponível exclusivamente em inglês para clientes nos Estados Unidos, neste primeiro momento. Quem reside por lá poderá acessar a novidade “nas próximas semanas”, desde que tenha um dispositivo Echo Show nas versões de 8, 10, 15 e 21 polegadas.

Com o período de acesso antecipado chegando ao fim, a Alexa com IA generativa será lançada em mais mercados, de maneira gradual, chegando em “ondas nos próximos meses”, como explicou a big tech. Além disso, a atualização poderá ser recebida em mais dispositivos da linha Echo, por meio de um novo app para Android e iOS e no navegador.
Então, respondendo à pergunta inicial, a Alexa+ vai chegar ao Brasil, embora não haja uma data definida para que isso aconteça. Também não foi divulgado o valor da assinatura da assistente virtual com IA para o mercado nacional — nos EUA, ela custará US$ 19,99 por mês, o equivalente a R$ 115 mensais em conversão direta, pela cotação atual.
A Alexa padrão continuará gratuita?
Outra dúvida que surgiu após o lançamento da Alexa turbinada com IA é sobre a possibilidade de a versão convencional também passar a ser paga. A boa notícia é que a Alexa padrão continuará gratuita e acessível a todos, nos mesmos dispositivos utilizados atualmente.
Apesar da cobrança para aproveitar as funcionalidades da Alexa Plus, a Amazon informou que a atualização será gratuita para todos os membros Prime. Ou seja, os recursos alimentados por IA farão parte da lista de benefícios da assinatura que já inclui o Prime Video, Amazon Music, descontos exclusivos e frete grátis, entre outras vantagens.
- Saiba mais: Amazon Prime Video vai ficar mais caro e ganhar plano com anúncios no Brasil! Entenda mudanças
Mais inteligente, personalizada e com capacidade de realizar tarefas complexas, a Alexa+ de última geração também pode analisar imagens, fazer resumos, auxiliar nos estudos, reservar mesas em restaurantes e quartos em hotéis e conversar de maneira mais natural com o usuário. Há, ainda, recursos dedicados ao público infantil e muito mais.
Quais são as suas expectativas em relação à nova Alexa com IA? Interaja e compartilhe a sua opinião nas redes sociais do TecMundo!