A Verificação em Duas Etapas do GOV.BR já é utilizada por 17 milhões de pessoas. O uso da ferramenta da segurança da informação é fundamental para ampliar a segurança da conta na plataforma, que possibilita o acesso a mais de 4.500 serviços digitais, como a Assinatura GOV.BR, abertura de empresas e transferências de veículos. Atualmente, o GOV.BR possui mais de 164 milhões de usuários. Os dados foram divulgados pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) nesta sexta-feira (21/2).
“O GOV.BR é uma ferramenta robusta e protegida, trabalhamos em conjunto com o Serpro para garantir a segurança e privacidade dos usuários”, afirma o secretário de Governo Digital, Rogério Mascarenhas. “Todavia, é importante também orientar as pessoas tomarem cuidado com a sua conta para não caírem em golpes de engenharia social, como roubo de senhas e falsificação de identidade. E utilizar a Verificação em Duas Etapas é um passo fundamental para manter a sua conta segura”, complementou.
Ao habilitar essa funcionalidade no GOV.BR, as pessoas adicionam uma camada extra de segurança além das tradicionais senhas, tornando mais difícil para os invasores acessarem informações sensíveis. Além disso, cria uma proteção contra o acesso não autorizado, pois mesmo que a senha tenha sido comprometida, o acesso à conta ainda é protegido pelo segundo fator de autenticação, que geralmente é algo que apenas o usuário possui.
“De toda forma, orientamos que todas as pessoas evitem clicar em links encaminhados por SMS ou e-mail, pois eles podem ser maliciosos”, disse Mascarenhas. Outra dica, de acordo com o secretário, é evitar usar a mesma senha para diferentes plataformas digitais. “Se vaza a senha de um serviço, isso compromete todos os outros utilizados”, acrescentou.
Nova ferramenta
Recentemente, o ministério simplificou a ferramenta de Verificação em Duas Etapas do GOV.BR. Desde janeiro, a gestão de dispositivos confiáveis está unificada à Verificação em Duas Etapas para garantir mais praticidade e segurança. Outra melhoria é a opção “Não solicitar verificação em duas etapas novamente neste navegador”, disponível quando o cidadão insere o código de segurança da verificação ao acessar sua conta. Ao ativar essa funcionalidade, não será mais necessário repetir o processo de verificação em aparelhos de confiança.
Confira algumas dicas importantes para evitar vulnerabilidades:
Ative apenas em aparelhos de confiança: Computadores pessoais e celulares que apenas você utiliza.
Evite ativar em equipamentos compartilhados: Não marque essa opção em computadores públicos, como de bibliotecas ou lan houses, ou em dispositivos de outras pessoas.
Gerencie regularmente: Revise periodicamente as configurações da conta e remova dispositivos que você não usa mais ou que não considera mais confiáveis.
Passo a passo para configurar
Segue abaixo um passo a passo para configurar a Verificação em Duas Etapas na sua conta GOV.BR:
Acesse sua conta GOV.BR normalmente;
Na tela de verificação em duas etapas, insira o código gerado no aplicativo GOV.BR;
Marque a opção “Não solicitar verificação em duas etapas novamente neste navegador” antes de confirmar o acesso;
Pronto! Agora, nas próximas vezes que acessar sua conta pelo mesmo dispositivo e navegador, não será necessário repetir a Verificação em Duas Etapas.