Uma nova pesquisa do DV Fraud Lab revela que, no segundo semestre de 2024, a internet registrou um aumento de 86% nas taxas de tráfego inválido geral (GIVT) em comparação com o mesmo período do ano anterior. Somente em dezembro, as taxas de GIVT cresceram cerca de 70% em comparação com 2023. Os dados da DV constataram que esse aumento está fortemente relacionado à proliferação de rastreadores e scrapers com tecnologia de IA, ferramentas que coletam e analisam o conteúdo da Internet de maneira automatizada.
O GIVT não é inerentemente mal-intencionado, como o tráfego inválido sofisticado (SIVT), que envolve atividades fraudulentas, como empilhamento de anúncios ou falsificação de domínio. No entanto, se não for controlado, ele pode prejudicar a medição precisa, inflando a contagem de impressões e distorcendo as métricas de campanhas publicitárias. No quarto trimestre de 2024, os volumes mensais de GIVT atingiram mais de 2 bilhões de solicitações de anúncios pela primeira vez na história.
Como a IA generativa está fomentando o GIVT
A rápida adoção de ferramentas de IA generativa nos últimos anos levou a um aumento notável de rastreadores e scrapers impulsionados por IA. Essas ferramentas, projetadas para simular o comportamento do usuário, são amplamente usadas por empresas, instituições de pesquisa e até mesmo por desenvolvedores independentes para extrair dados valiosos para fins como treinamento de modelos de machine-learning e coleta de dados e informações de mercado. Essas atividades podem inflar as métricas de tráfego ao gerar impressões que não representam um envolvimento humano genuíno e, portanto, contribuem para o aumento do GIVT.
Os dados da DV mostraram que em 2024, um recorde de 16% de impressões GIVT foi gerado por conhecidos bots associados a scrapers de IA. Alguns desses bots se declaram totalmente dedicados ao propósito de treinamento de IA, enquanto outros rastreadores servem a uma combinação de propósitos. Essa distinção influencia a participação relativa que vários bots têm no aumento geral de GIVT. Além dos rastreadores transparentes e autodeclarados que contribuíram para o aumento do GIVT em 2024, havia rastreadores mais evasivos operados por indivíduos/organizações que se disfarçavam intencionalmente de visitantes humanos.
Para ver a pesquisa completa, clique aqui.