‘Putricia’: milhares de pessoas acompanham processo de floração da flor-cadáver na Austrália

Milhares de pessoas se reuniram para acompanhar o raro desabrochar de uma “flor-cadáver” no Jardim Botânico Real de Sydney, na Austrália, na última quinta-feira (23). O aguardado evento, que não acontecia no local há 15 anos, também teve transmissão ao vivo pela internet com quase 1 milhão de visualizações.

Conhecida pelo cheiro pútrido, muitas vezes comparado aos odores de meias suadas de academia e lixo podre, a planta ameaçada de extinção tem o nome científico de Amorphophallus titanium. Já na Indonésia, onde pode ser encontrada nas florestas tropicais da ilha de Sumatra, o vegetal recebe o nome de Bunga Bangkai.

No entanto, ela viralizou na web com o apelido “Putricia”, uma mistura das palavras pútrido e Patrícia. O espécime em questão chegou ao território australiano com apenas 25 cm de altura, após ser comprado do Jardim Botânico de Los Angeles (Estados Unidos), e atualmente tem 1,60 m e aproximadamente 10 anos.

Apresentando a maior estrutura de floração do mundo, a flor-cadáver pode chegar a 3 m de altura e 150 kg. O seu cheiro característico de carne podre começou a ficar cada vez mais forte à medida que ela se abria, deixando alguns curiosos presentes ao Jardim Botânico da cidade australiana com vontade de vomitar.

Cheiro forte facilita a polinização

O odor semelhante ao de carne em decomposição da flor-cadáver tem origem no espádice amarelo da planta e faz parte da estratégia de polinização dela. Com o cheiro forte, moscas e outros insetos são atraídos e pousam nela, acreditando estarem em carne podre, e assim movem o pólen entre espécimes feminino e masculino.

Durante a floração, a flor com odor fétido foi aquecida a 37ºC pelos especialistas do Jardim Botânico, o que ajudou a espalhar seu aroma pelo ambiente, afetando, também, as pessoas que acompanhavam o evento. A equipe chegou a discutir sobre a distribuição de sacos de vômito para os fãs, mas acabou desistindo da ideia.

Além de Sydney, a planta curiosa já floresceu em outras cidades australianas, como Melbourne e Adelaide, e também nos EUA e no Reino Unido, sempre atraindo multidões curiosas para sentir o cheiro desagradável. Estima-se que existam apenas 300 exemplares como Putricia na natureza, atualmente, florescendo uma vez a cada sete ou 10 anos, com o processo durando apenas 24 horas.

Tags

Compartilhe

Anthropic lança Claude 3.7 Sonnet, IA que inclui capacidade de raciocínio
Anthropic lança Claude 3.7 Sonnet, IA que inclui capacidade de raciocínio
SVA na Pratica mais Valor mais Receita para o seu Provedor - CDNTV
SEGURANÇA OU DISPONIBILIDADE ? O QUE TORNA UMA INTERNET SEGURA ?
SWITCH RAISECOM na ARSITEC para PROVEDORES - CAST DOS LOUCOS
NUVEM X COLOCATION - Qual vale mais a pena com a Asap Telecom
ERROS DE SEGURANÇA QUE PODEM CUSTAR CARO NO SEU PROVEDOR EM 2025 com @Ayubio
LANÇAMENTO VIVENSIS NETWORK
A Internet ta cara ?
Monte seu Provedor em 2025 fácil fácil
PREPARE O SEU PROVEDOR PARA 2025 - CDNTV