Nvidia começa a abandonar suporte para GPUs GeForce GTX; entenda

Nvidia começa a abandonar suporte para GPUs GeForce GTX; entenda

A Nvidia começou a abandonar o suporte para as últimas placas de vídeo da família GTX. Em recente nota de atualização para o Toolkit Nvidia CUDA, a marca decretou que as arquiteturas Maxwell, Pascal e Volta são consideradas “completas” em recursos e não serão incluídas no próximo update da plataforma.

O fim do suporte no Toolkid Nvidia CUDA 12.8 não significa que as placas com essas arquiteturas não receberão mais suporte de drivers — importante para jogos e apps —, mas elas não receberão novos recursos.

No artigo, a Nvidia não diz exatamente quando o suporte será encerrado. Com isso, a grande maioria das placas GTX caminha para os últimos anos de suporte, exceto a linha GTX 16 (GTX 1660 e GTX 1650, por exemplo), construída sobre a arquitetura Turing.

As placas GTX 1060 não receberão mais novos recursos, anunciou a Nvidia. (Fonte: Nvidia/Divulgação)

A família Maxwell foi apresentada ao público em 2014, contida nos chips presentes nas GPUs GeForce GTX 750 e 750 Ti. Ela foi estendida até modelos da série GTX 900, como nas GTX 970 e GTX 980.

Na sequência, em 2016, foi revelada a microarquitetura Pascal. A plataforma está presente em uma grande variedade de produtos da linha GTX 10, incluindo a antiga favorita GTX 1060 (6 GB) e a GTX 1080.

A arquitetura Volta foi a sucessora da Pascal, mas não foi embarcada em placas GeForce convencionais. A tecnologia foi apresentada em 2013, mas só foi incluída em um produto em 2017. O Nvidia Volta é a arquitetura contida em chips de placas como Nvidia Titan V e Quadro GV100.

Fim do suporte para GTX 1060

O fim da implementação de novos recursos para as famílias Maxwell, Pascal e Volta era previsível, porém. As microarquiteturas foram inauguradas no mercado há anos e foram substituídas por soluções mais eficientes e com melhor desempenho.

No começo de janeiro de 2025, a Nvidia revelou a nova geração de placas gráficas GeForce RTX 50. A família é liderada pela placa RTX 5090, a mais poderosa até o momento, construída sobre a arquitetura Blackwell e sucessora direta da RTX 4090.

Enquanto a Nvidia mantém a distribuição de atualizações de drivers, donos de placas com suporte “congelado” não precisam se preocupar. Desde que o software continue atualizado, essas GPUs devem continuar operando normalmente com aplicações mais recentes.

Tags

Compartilhe

Método inovador de sincronização de tempo de satélite alcança precisão de picossegundo
Método inovador de sincronização de tempo de satélite alcança precisão de picossegundo
SVA na Pratica mais Valor mais Receita para o seu Provedor - CDNTV
SEGURANÇA OU DISPONIBILIDADE ? O QUE TORNA UMA INTERNET SEGURA ?
SWITCH RAISECOM na ARSITEC para PROVEDORES - CAST DOS LOUCOS
NUVEM X COLOCATION - Qual vale mais a pena com a Asap Telecom
ERROS DE SEGURANÇA QUE PODEM CUSTAR CARO NO SEU PROVEDOR EM 2025 com @Ayubio
LANÇAMENTO VIVENSIS NETWORK
A Internet ta cara ?
Monte seu Provedor em 2025 fácil fácil
PREPARE O SEU PROVEDOR PARA 2025 - CDNTV