O Google lançou na quinta-feira (23) um novo recurso de proteção contra roubo em celulares Android que dificulta o acesso a configurações sensíveis por usuários não autorizados. Anunciada em dezembro passado, a ferramenta Identity Check chega primeiro aos smartphones Pixel com Android 15.
Com a verificação de identidade ativada, o acesso às configurações críticas da conta Google do telefone passa a exigir autenticação biométrica. Além disso, é possível definir um ou mais locais seguros, como a sua casa, para que o aparelho não libere as modificações sem solicitar a confirmação.
- Leia também: Como bloquear seu celular em caso de roubo?

A funcionalidade entra em ação se alguém tentar desativar o serviço Encontre meu Dispositivo e a proteção contra roubo do Android, executar redefinição de fábrica, alterar o bloqueio de tela e os dados biométricos cadastrados. A adição ou remoção da conta do titular e o acesso às opções de desenvolvedor também são protegidos.
Quando ativada, a função Identity Check exige a biometria, ainda, nas tentativas de visualizar senhas e chaves de acesso armazenadas no Gerenciador de Senhas do Google, configurar um novo dispositivo e realizar seu próprio desligamento. Dessa forma, acessar dados em um celular roubado, furtado ou perdido ficará mais difícil, como explica a gigante de Mountain View.
One UI 7 também terá acesso antecipado
Além dos celulares Pixel com a versão mais recente do Android, a verificação de identidade do Google será disponibilizada, neste primeiro momento, para os smartphones Samsung com One UI 7. O update da interface foi lançado no primeiro Galaxy Unpacked de 2025.
Inicialmente, a atualização estará disponível somente nos novos Galaxy S25, S25+ e S25 Ultra apresentados durante o evento. As gerações anteriores da linha S receberão as novidades até março, enquanto modelos das séries Galaxy Z, Galaxy A, Galaxy F, Galaxy M e Galaxy Tab serão atualizados posteriormente.
O novo recurso Identity Check do Android será liberado para os celulares Samsung com One UI 7 nas próximas semanas, segundo o Google. Já a disponibilidade nos dispositivos de outras marcas acontecerá ao longo do ano, não havendo, ainda, um cronograma definido.