Um novo marketplace vai alterar a dinâmica do mercado de fármacos no Brasil. O shopping virtual NIVELE, exclusivo para produtos de farmácia, vai conectar pequenas redes e farmácias independentes.
Desenvolvido sobre o stack de tecnologia da plataforma VTEX, com suporte da agência de marketing digital e tecnologia Nairuz, o marketplace visa conectar farmácias a milhares de consumidores online.
Segundo a ABRAFARMA, nos últimos anos, o varejo farmacêutico tem enfrentado desafios significativos. Grandes redes de farmácias dominaram o mercado, crescendo mais de 230% em participação desde o início dos anos 2000. Atualmente, essas redes controlam mais de 50% das vendas, embora representem apenas 15% dos pontos de venda em todo o país.
Essa discrepância criou um ambiente desafiador para farmácias independentes e pequenas redes, que sofrem com menor capacidade de negociação com fornecedores, alta concorrência de preços e pouca ou nenhuma visibilidade online.
Segundo dados da IQVIA, 86% das farmácias que fecharam as portas em 2023 eram independentes. A dificuldade em competir com grandes redes, aliada à baixa presença digital, tem sido um dos principais fatores por trás dessas estatísticas alarmantes. A falta de escala e recursos tecnológicos suficientes impede que as pequenas farmácias ofereçam um serviço tão robusto quanto os grandes players do mercado.
A SimilarWeb indica que o Brasil já é o terceiro país com mais acessos em sites de medicamentos do mundo, ficando atrás somente dos Estados Unidos e Rússia. Com a demanda por produtos de saúde aumentando, principalmente após a pandemia, a NIVELE surge como uma oportunidade para farmácias que desejam expandir seus negócios para o mundo online.