
Resumo
- O Chrome 133 para desktops terá um novo recurso de congelamento de abas.
- Com a função, as abas que consomem muita CPU em segundo plano serão paralisadas temporariamente, mas continuarão armazenadas na memória RAM.
- O recurso será lançado em fevereiro, junto com a versão final da atualização do navegador.
Navegadores de internet são tão importantes que todo esforço para otimizá-los é válido. Nesse sentido, a próxima versão do Google Chrome trará um modo de congelamento de abas abertas em segundo plano que promete contribuir para a economia de energia.
Talvez você já tenha passado pela experiência de notar que seu computador está consumindo muito recursos e, ao investigar o problema, descobrir que a causa é uma aba no navegador que você não está acessando naquele momento.
Em celulares, tablets e, principalmente, notebooks, esse problema pode aumentar o consumo de energia. É aí que o novo recurso ganha sentido. Com a função ativada, o Chrome irá identificar a guia problemática e, então, acionar o congelamento.
O que o congelamento de abas faz?
No anúncio oficial, o Google explica que o congelamento paralisa tarefas na página em questão, a exemplo das que executam temporizadores e manipuladores de evento. Essas tarefas podem incluir uma instrução que fica sempre ativa aguardando o usuário fazer upload de um arquivo ou preencher um campo, por exemplo.
Há um conjunto de critérios para o congelamento ser acionado, mas, basicamente, o recurso entrará em ação se o navegador identificar uso intensivo do processador por uma aba em segundo plano por mais de cinco minutos. Quando o usuário abrir a guia congelada, os recursos paralisados voltarão a ser executados.
O Google fez questão de esclarecer que o congelamento é diferente da ação de remover a aba da memória. O novo recurso paralisa tarefas, mas não as tira da RAM. Por conta disso, quando o usuário volta à guia paralisada, os recursos paralisados passam a ser executados imediatamente.
É claro que há situações em que uma guia em segundo plano deve manter as suas tarefas em execução, como quando o usuário deixa a página de um serviço de e-mail aberta enquanto realiza outras atividades.
Para circunstâncias como essa, o Google explica que “a intenção é excluir [do congelamento] clientes de e-mail ou bate-papo implementados de forma eficiente ou aplicativos de calendário que geram notificações”.
É de se presumir que isso também valerá para páginas que estão reproduzindo áudio ou vídeo em segundo plano, por exemplo, desde que o consumo de recursos da CPU para a execução dessa tarefa não seja elevado.

Quando o Chrome terá a função de congelamento?
A partir de fevereiro de 2025, quando a versão final do Chrome 133 for lançada. O recurso de congelamento de abas é direcionado às versões para desktop do browser.
Para usufruir da novidade, é preciso ativar o modo “Economia de energia” no navegador. Faça isso indo em Configurações / Desempenho / Energia.
Google Chrome terá função que congela abas para economizar energia