A multinacional brasileira FCamara programa investimento inicial de €4 milhões na Beta-i, consultoria europeia de inovação colaborativa presente na Europa e no Brasil. O investimento tem como objetivo acelerar a internacionalização da FCamara e ampliar ainda mais o impacto de ambas as empresas junto a clientes globais com projetos de inovação e tecnologia.
“Com este investimento na Beta-i, nossa estratégia de internacionalização fica ainda mais sólida, assim como a nossa atuação como consultoria que entrega planejamentos estratégicos de negócios e de inovação globais. Quem ganha são os clientes de diversos lugares do mundo, que contarão com uma expertise cada vez maior da companhia em projetos globais”, afirma Fabio Camara, fundador e CEO da FCamara. A empresa já possui quatro escritórios na Europa, além de Dubai, nos Emirados Árabes. Com a parceria, a FCamara poderá expandir operações também na Bélgica e em Boston (EUA).
Segundo a FCamara, a Beta-i trabalha muito próxima de todo o movimento de transformação digital da União Europeia. Atualmente possui projetos que atendem multinacionais em diversos países europeus. Junto à FCamara, a companhia também poderá expandir seu portfólio para uma base de clientes ainda mais diversificada e global, agregando capacidades nas três principais jornadas de negócios da FCamara: a aceleração de vendas dos clientes em canais digitais, geração de novos negócios e fontes de receita e o foco em trazer eficiência operacional e rentabilidade para os clientes, com intenso uso de Inteligência Artificial.
A expectativa da FCamara com este investimento é que 50% da receita seja proveniente de projetos e clientes globais nos próximos anos. Na área de Saúde, por exemplo, onde a FCamara já é premiada como consultoria referência na área de Open Health, a Beta-i pode complementar as ofertas com a sua experiência em projetos globais para multinacionais que historicamente permitiram, por exemplo, ajudar a antecipar diagnósticos de Alzheimer. Ou, no setor de Energia, projetos brasileiros da FCamara podem se beneficiar com a experiência da Beta-i, que é parceira de inovação há seis anos de um consórcio de seis multinacionais globais de energia focados em descobrir novas fontes de transição energética.
Neste ano, o foco das empresas será a expansão na Europa e Estados Unidos para alavancar soluções que a FCamara já tem consolidadas no Brasil, assim como enriquecer as ofertas de consultoria no Brasil com a expertise da Beta-i em projetos voltados, por exemplo, à transição energética e sustentabilidade.