Falhas em protocolos de tunelamento deixam milhões de dispositivos em risco, inclusive no Brasil

Vulnerabilidades em protocolos de tunelamento recém-descobertas podem afetar milhões de dispositivos como roteadores domésticos e servidores de VPN, entre outros, favorecendo ataques cibernéticos e acessos não autorizados à rede em vários países, incluindo o Brasil. Detalhes sobre as falhas foram divulgados na última semana.

Há pelo menos 4,2 milhões de hosts de tunelamento vulneráveis, segundo o pesquisador de segurança Mathy Vanhoef, que possibilitam uma ampla gama de ataques como negação de serviço (DoS) e falsificação de DNS. Como muitos desses hosts aceitam tráfego de tunelamento sem verificar a identidade do remetente, invasores podem explorá-los para atividades maliciosas.

As falhas possibilitam ataques cibernéticos anônimos e outras atividades maliciosas. (Imagem: Top10VPN/Reprodução)
As falhas possibilitam ataques cibernéticos anônimos e outras atividades maliciosas. (Imagem: Top10VPN/Reprodução)

Manipulando os hosts abertos para o envio de dados, cibercriminosos conseguem ocultar sua verdadeira origem e dificultar o rastreamento até eles. Dessa forma, utilizam as brechas para ataques anônimos e acessos não autorizados a redes privadas associadas aos hosts sequestrados.

Os protocolos de tunelamento afetados são IPIP/IP6IP6, GRE/GRE6, 4in6 e 6in4, que possibilitam a comunicação contínua em diversas redes, de acordo com a Top10VPN, que também participou da descoberta. As vulnerabilidades foram identificadas como CVE-2024-7595, CVE-2025-23018/23019 e CVE-2024-7596.

Países mais afetados

China, França, Japão, Estados Unidos e Brasil são os países mais afetados pelas vulnerabilidades nos protocolos de tunelamento, segundo o relatório, que também detalha impactos em mais de 11 mil sistemas autônomos. Roteadores usados por empresas como Telmex, Softbank, Eircom e China Mobile estão entre os maiores afetados.

Há, ainda, 1.365 servidores VPN vulneráveis, incluindo serviços usados por consumidores e empresas, e 1.200 modelos de roteadores DNS dinâmicos vulneráveis. A pesquisa destaca o grande impacto em dispositivos fornecidos aos clientes pela operadora francesa Free.

Os autores da descoberta reforçam a necessidade de adoção de medidas de segurança aprimoradas nos protocolos afetados para a mitigação de riscos. Auditorias de segurança regulares, atualizações de software para a correção de falhas e uma maior conscientização de administradores de sistemas e usuários finais são algumas das ações sugeridas.

Tags

Compartilhe

Perplexity anuncia navegador Comet, com IA para buscas
Perplexity anuncia navegador Comet, com IA para buscas
Pix por aproximação chega na sexta (28/02); saiba como vai funcionar
Pix por aproximação chega na sexta (28/02); saiba como vai funcionar
SVA na Pratica mais Valor mais Receita para o seu Provedor - CDNTV
SEGURANÇA OU DISPONIBILIDADE ? O QUE TORNA UMA INTERNET SEGURA ?
SWITCH RAISECOM na ARSITEC para PROVEDORES - CAST DOS LOUCOS
NUVEM X COLOCATION - Qual vale mais a pena com a Asap Telecom
ERROS DE SEGURANÇA QUE PODEM CUSTAR CARO NO SEU PROVEDOR EM 2025 com @Ayubio
LANÇAMENTO VIVENSIS NETWORK
A Internet ta cara ?
Monte seu Provedor em 2025 fácil fácil