Especialistas espanhóis propõem 107 medidas para criar ambientes digitais mais seguros para crianças e adolescentes

Especialistas espanhóis propõem 107 medidas para criar ambientes digitais mais seguros para crianças e adolescentes

Um grupo de 50 especialistas espanhóis, liderados por Ana Caballero, advogada especializada em tecnologia e vice-presidente da Associação Europeia para a Transição Digital – AETD (Asociación Europea para la Transición Digital, em espanhol), entregou em dezembro ao governo espanhol um relatório com orientações que visam ampliar a proteção de crianças e adolescentes nas plataformas online. Ao todo, o material é composto por 107 medidas e avalia as transformações que afetam diretamente os direitos, a proteção e o desenvolvimento integral da infância e da juventude.

O estudo, denominado “Relatório do Comitê de Especialistas para o Desenvolvimento de um Ambiente Digital Seguro para a Juventude e a Infância” avaliou diferentes faixas-etárias e elencou as recomendações de acordo com a idade das crianças e adolescentes. A principal recomendação é que os menores tenham acesso restrito a dispositivos digitais até completarem 13 anos, para mitigar possíveis problemas de saúde pública.

Para crianças de até três anos, a recomendação é que não haja nenhum tipo de exposição a dispositivos digitais. Já para menores entre quatro e seis anos, a proposta é que o acesso aos meios digitais ocorra apenas em situações excepcionais. Para crianças entre seis e 12 anos, a sugestão é que seja priorizado o uso de telefones simples, que não têm acesso à internet e são limitados a chamadas – assim como a preferência por atividades que não utilizem as telas, como a prática de esportes.

Dos 12 aos 16 anos, se for decidido permitir o acesso a dispositivos digitais pelos pais ou responsáveis, a recomendação é adotar medidas de proteção, como a instalação de ferramentas de controle parental que permitam, dentro dos limites que essa tecnologia oferece, evitar o acesso a conteúdos inadequados, bem como gerenciar o tempo de exposição.

Outra proposta feita pelo grupo de especialistas é que o governo espanhol considere adicionar um rótulo de aviso nos dispositivos digitais vendidos na Espanha, informando os consumidores sobre os riscos à saúde provenientes do uso de redes sociais e dispositivos digitais, além dos possíveis impactos que o acesso a conteúdos inadequados pode ter no desenvolvimento das crianças.

De acordo com Ana Caballero, “é urgente a criação de uma regulação que projeta e traga mais seguranças para as crianças e adolescentes no ambiente digital. Enquanto as leis não avançam, as famílias terão que adotar uma atitude mais proativa e controlar tudo o que está relacionado com a atividade de seus filhos na Internet”.

“As crianças já têm um celular próprio muito cedo, por isso é preciso protegê-las e educá-las para que alcancem uma autonomia digital e aprendam a identificar os riscos e ameaças”, completa a vice-presidente da Associação Europeia para a Transição Digital.

O grupo de especialistas que produziu o documento foi criado a partir de uma solicitação do Ministério da Juventude e Infância espanhol para propor as melhores medidas diante de um problema crescente: os impactos negativos da digitalização em crianças e adolescentes, com fenômenos como o ciberbullying, a comercialização de seus dados pessoais, problemas de saúde mental devido à exposição a redes sociais e o impacto em suas relações afetivas e sexuais como consequência da exposição a conteúdos pornográficos.

O texto definitivo do estudo será apresentado nos próximos meses e será utilizado como base para novos planos do governo com foco na segurança digital de crianças e adolescentes.

Tags

Compartilhe

iPhone 17 Pro deve contar com ilha de câmeras parecida com Google Pixel
iPhone 17 Pro deve contar com ilha de câmeras parecida com Google Pixel
SVA na Pratica mais Valor mais Receita para o seu Provedor - CDNTV
SEGURANÇA OU DISPONIBILIDADE ? O QUE TORNA UMA INTERNET SEGURA ?
SWITCH RAISECOM na ARSITEC para PROVEDORES - CAST DOS LOUCOS
NUVEM X COLOCATION - Qual vale mais a pena com a Asap Telecom
ERROS DE SEGURANÇA QUE PODEM CUSTAR CARO NO SEU PROVEDOR EM 2025 com @Ayubio
LANÇAMENTO VIVENSIS NETWORK
A Internet ta cara ?
Monte seu Provedor em 2025 fácil fácil
PREPARE O SEU PROVEDOR PARA 2025 - CDNTV