Celeste foi uma das grandes estrelas de 2018 ao lado de God of War e Red Dead Redemption 2. Visto o sucesso que o indie alcançou na época, a Extremely OK Games anunciou em 2021 que estava trabalhando em um novo projeto chamado Earthblade — mas, infelizmente, o jogo acaba de ser cancelado.
A confirmação veio em publicação no blog oficial do estúdio canadense. Segundo a diretora de pesquisa e desenvolvimento, Maddy Thorson, Earthblade foi cancelado devido a problemas internos de produção — além de uma disputa entre os criadores de Celeste sobre os direitos da propriedade intelectual.
“No começo deste ano, uma fratura começou a se formar na equipe”, escreveu Thorson. “Especificamente, isso foi entre nós (Noel e eu) e Pedro Medeiros, um membro fundador da EXOK, amigo e diretor de arte da Earthblade, assim como artista de pixel/UI em Celeste e TowerFall“.
Aparentemente, o conflito ocorreu em torno de um desacordo sobre os direitos de propriedade de Celeste, que a executiva decidiu não tornar os detalhes públicos, mas afirma que foi um “processo muito difícil e doloroso”. No entanto, foi acordado que eles “deveriam seguir caminhos separados”.
Saída do diretor de arte da EXOK foi um dos fatores que levaram o estúdio a cancelar Earthblade
O brasileiro Pedro Medeiros é o artista responsável pelos belíssimos pixels de Celeste e TowerFall Ascension — e também era o diretor de arte de Earthblade. Apesar da sua saída da EXOK, Thorson continua o comunicado afirmando que esse não foi o “único fator” que culminou no cancelamento do projeto.
“O projeto tinha muita coisa a seu favor, mas, frustrantemente, também não estava tão avançado quanto seria de se esperar depois de um processo de desenvolvimento tão prolongado. Eu acredito que se perseverássemos apesar de tudo, Earthblade ainda poderia ser um ótimo jogo”, continuou a executiva.

Em conclusão, Thorson disse que o estúdio continuará trabalhando em projetos menores daqui para frente. “Estamos prototipando e explorando em nosso próprio ritmo novamente, e tentando redescobrir o desenvolvimento de jogos de uma maneira mais próxima de como o abordamos no início de Celeste ou TowerFall“, concluiu.
1 em cada 10 desenvolvedores perdeu seu emprego em 2024
Apesar de ter sido um acordo aparentemente “amigável” entre as partes responsáveis pela Extremely OK Games, nem sempre é assim. Geralmente, o desfecho de grandes projetos engavetados como esse é apenas um: demissões.
Felizmente, não parece ter sido o caso da EXOK — mas muitos não tiveram essa mesma sorte no ano passado. Segundo a pesquisa anual da Game Developers Conference, que entrevistou mais de 3.000 profissionais do ramo, um em cada 10 desenvolvedores de jogos perdeu o emprego em 2024.

A pesquisa também observou que o número de pessoas impactadas é potencialmente muito maior por causa dos alunos e graduados que relataram ter dificuldade em simplesmente conseguir um emprego na indústria. Será que em 2025 as coisas melhoram?
Um triste fim para Earthblade, não é mesmo? Você estava ansioso por ele? Comente sua opinião sobre o cancelamento do projeto nas redes sociais do Voxel!