As 3 áreas mais estratégicas para o seu negócio em 2025

*Por Andréa Migliori

No ano passado vivenciei e observei uma série de desafios no mercado ao lado de outras pessoas empreendedoras das mais diversas áreas. Questões sobre tecnologia, humanização e comunicação foram levantadas repetidamente — especialmente no contexto interno das organizações. No fundo, todos esses fatores trazem impactos similares.

A última edição da pesquisa “O Cenário do RH no Brasil”, da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH), aponta que os maiores desafios identificados na área estão na cultura organizacional (51%), no desenvolvimento de lideranças (49,6%) e na automação dos processos (49,4%). Tecnologia, humanização e comunicação fazem parte de cada uma dessas categorias.

É por isso que, para 2025, existem três departamentos com grande potencial estratégico, pois lidam diretamente com essas dificuldades. Um deles é o próprio RH, o outro é a comunicação interna e, por fim, a TI.

Focar nessas áreas pode ser uma escolha acertada para aprimorar a competitividade enquanto a concorrência ainda enfrenta os mesmos desafios. E no que consiste esse enfoque?

Cada setor tem, separadamente, seus próprios aperfeiçoamentos a serem feitos. No RH, por exemplo, há um problema constante relacionado a métricas e retorno de investimentos. É realmente difícil ver resultados específicos de ações que têm a ver diretamente com pessoas. Mas não é impossível! Hoje, existem ferramentas que conseguem medir produtividade, engajamento e tempo de vários fatores. Uma intranet especializada e softwares específicos de RH já vem com esses recursos.

Na comunicação interna, a conversa é sobre cultura organizacional. E para entender a cultura, é preciso analisar o engajamento a determinados conteúdos, por exemplo. Nesse sentido, além de também haver um desafio de métricas, é preciso garantir que os canais de comunicação sejam eficazes. E-mails, WhatsApp, chats — cada ferramenta tem seus prós e contras, e muitas empresas permanecem com as opções mais negativas para suas situações sem perceber. A solução ideal traz tanto eficiência quanto capacidade analítica.

Para a TI, não dá para ignorar os custos. Boas tecnologias não costumam ser baratas e isso ocupa boa parte do orçamento de muitas organizações. Contudo, uma reavaliação pode ser bastante benéfica, tanto para identificar o que realmente está sendo usado com frequência, quais ferramentas realmente são relevantes, como para descobrir maneiras de otimizar o que já está sendo feito. Por exemplo, se você paga por um sistema complexo e só utiliza partes dele, de que maneira é possível tornar o custo-benefício maior? Ou, caso perceba que trocar alguma solução é ideal, quais opções têm um menor custo de integração?

Pensar sobre todas essas questões leva tempo e energia, mas pode fazer uma baita diferença no longo prazo. Mais importante ainda é pensar sobre tudo isso ao mesmo tempo, porque algumas poucas soluções, ou até uma só, pode resolver uma série de problemas de uma vez. A estratégia da vez é integração, não esqueça.

*Andréa Migliori, CEO da Workhub, uma HRTech de soluções para portais corporativos, pioneira no segmento a incorporar inteligência artificial aos seus serviços.

Tags

Compartilhe

Em nova fase, Tele.Síntese reforça compromisso com setor de TIC
Em nova fase, Tele.Síntese reforça compromisso com setor de TIC
Amazon vai exibir anúncios no Prime Video, a não ser que você pague a mais
Amazon vai exibir anúncios no Prime Video, a não ser que você pague a mais
SVA na Pratica mais Valor mais Receita para o seu Provedor - CDNTV
SEGURANÇA OU DISPONIBILIDADE ? O QUE TORNA UMA INTERNET SEGURA ?
SWITCH RAISECOM na ARSITEC para PROVEDORES - CAST DOS LOUCOS
NUVEM X COLOCATION - Qual vale mais a pena com a Asap Telecom
ERROS DE SEGURANÇA QUE PODEM CUSTAR CARO NO SEU PROVEDOR EM 2025 com @Ayubio
LANÇAMENTO VIVENSIS NETWORK
A Internet ta cara ?
Monte seu Provedor em 2025 fácil fácil