Dirigido por Walter Salles, Ainda Estou Aqui fez história esta semana ao conquistar uma indicação para a categoria de Melhor Filme do Oscar 2025. Esta verdadeira celebração de seu sucesso vai ser acompanhada por uma exibição especial e gratuita do filme para quem estiver na cidade de São Paulo.
Em celebração ao 471º aniversário da cidade, o longa-metragem foi escolhido para fazer parte das diversas atrações culturais que estão sendo preparadas pela Prefeitura. Além da produção que conta a história real de Eunice Paiva, quem estiver na cidade entre os dias 24 e 26 de janeiro também vai poder assistir a sessões de O Auto da Compadecida 2 e Lisbela e o Prisioneiro.
Como assistir Ainda Estou Aqui gratuitamente em São Paulo?
Para aproveitar o filme estrelado por Fernanda Torres — indicada ao Oscar de Melhor Atriz — será preciso ficar atento às sessões de cinema que acontecem no Centro Cultura São Paulo (CCSP). No caso de Ainda Estou Aqui, a exibição gratuita está marcada para acontecer no dia 25 de janeiro, a partir das 19h30, no Horário de Brasília.
A sessão vai acontecer no Jardim Suspenso do CSSP, que está localizado na Rua Vergueiro, 1000, no bairro da Liberdade. Segundo a organização, a distribuição dos ingressos disponíveis será feita somente de forma presencial e vai começar a ser realizada uma hora antes do horário marcado para a exibição.
Dado que o espaço do CCSP possui somente um total de 150 lugares disponíveis, é uma boa ideia se antecipar e chegar cedo para garantir uma vaga. O local também será o cenário da exibição de o Auto da Compadecida 2, no domingo (26), que vai ocupar a mesma faixa de horário no Jardim Suspenso.
Confira a programação completa dedicada ao cinema brasileiro
24 de janeiro
- Atração: Madrugada Dark Fantasy (exibição de Hellboy II: the Golden Army | Army of Darkness, de Sam Raimi | + Filme Surpresa)
- Quando: Madrugada de sexta-feira (24) para sábado (25), a partir das 22h30
- Onde: Sala Circuito Spcine – Paulo Emílio, no Centro Cultural São Paulo (CCSP) – Rua Vergueiro, 1000 – Liberdade.
- Ingresso: gratuito, com retirada de ingressos na bilheteria física do CCSP, 1h antes de cada sessão. Programação sujeita a lotação.
25 de janeiro
- Atração: Sessão Vergueiro ao Ar Livre: Ainda Estou Aqui
- Quando: sábado (25), às 19h30
- Onde: Jardim Suspenso do Centro Cultural São Paulo (CCSP) – Rua Vergueiro, 1000 – Liberdade.
- Ingresso: gratuito, com distribuição uma hora antes da sessão. Sujeito a lotação (150 lugares).
- Atração: Cineconcerto: Lisbela e o prisioneiro (Guel Arraes, 2003), com trilha sonora executada ao vivo
- Quando: sábado (25), às 17h30
- Onde: Auditório, Biblioteca Mário de Andrade – R. da Consolação, 94 – República.
- Ingresso: Gratuito. Programação sujeita a lotação.
26 de janeiro
- Atração: Sessão Vergueiro ao Ar Livre: Auto da Compadecida 2
- Quando: domingo (26), às 19h30
- Onde: Jardim Suspenso do Centro Cultural São Paulo (CCSP) – Rua Vergueiro, 1000 – Liberdade.
- Ingresso: gratuito, com distribuição uma hora antes da sessão. Sujeito a lotação (150 lugares).
Longa de Walter Salles concorre a três Oscars

Além de concorrer às estatuetas de Melhor Filme e Melhor Atriz para Fernanda Torres, Ainda Estou Aqui também recebeu uma indicação a Melhor Filme Internacional. Embora não tenha quebrado recordes de indicações para um longa brasileiro, a obra já fez história ao ser a primeira produzida no Brasil a conquistar uma vaga na categoria principal do evento.
Será preciso esperar até o dia 2 de março deste ano, quando acontece a grande cerimônia do Oscar 2025, para descobrir se o longa vai levar algum troféu para casa.
Baseado no livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva, o filme conta a história de Eunice Paiva, que é forçada a mudar completamente sua vida quando seu marido, Rubens Paiva, é preso pela ditadura brasileira e desaparece sem deixar rastros.