A integração do DeX para PC Windows será aposentada na One UI 7. A decisão da Samsung visa priorizar o uso do “Vincular ao Windows”, app desenvolvido em conjunto com a Microsoft.
O DeX para Windows não é a mesma coisa que a plataforma DeX dos celulares Galaxy. O DeX principal permite usar o aparelho como um computador, com interface adaptada e suporte para periféricos; enquanto o outro é apenas uma integração com o SO da Microsoft.
Tal como o app do Windows 10 e Windows 11, o DeX para Windows permitia acessar arquivos do celular a partir do PC, mas sem precisar tocar no portátil.

Com o tempo e a colaboração da Samsung, o “Vincular ao Windows” começou a entregar as mesmas funcionalidades. Naturalmente, dada a maior acessibilidade do app da Microsoft, o programa canibalizou a solução nativa da One UI.
A One UI 7 ainda está em desenvolvimento, e não há previsão nem para a liberação dos testes. De toda forma, não deve demorar para o sistema ser colocado para experimentação.
One UI 7 deve ser lançada em janeiro
Por enquanto, não se sabe quando a One UI 7 será lançada para todos. Espera-se que a atualização seja liberada junto à apresentação do Galaxy S25 — este, previsto para janeiro.
As demais funcionalidades da plataforma DeX, como a interface adaptada e outros recursos exclusivos, devem ser mantidos — e talvez até recebam novidades no update.