Juiz derruba decisão do Cade, e Apple não precisa mudar uso da App Store no Brasil

A Apple não terá que fazer mudanças imediatas na App Store do Brasil, graças a uma decisão de um juiz da Justiça Federal do Distrito Federal. Ele revogou uma medida imposta na última semana que obrigava a companhia a alterar parte da estrutura da loja digital do iOS.

De acordo com o Valor Econômico, Eduardo Santos da Rocha Penteado, juiz da 14ª Vara Federal Cível, anulou a determinação original do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) pedindo a flexibilização por parte da companhia precisa ser melhor avaliada.

O Cade avaliou que a App Store tinha uma posição dominante no mercado de aplicativos digitais e que algumas medidas precisam ser tomadas pela Apple em território nacional. Algumas das alterações nas políticas de pagamentos envolvem facilitar o uso de métodos financeiros fora da App Store.

E agora?

De acordo com o juiz de Brasília, a medida do Cade é desproporcional e desnecessária, em especial por envolverem mudanças que “alteram, de forma sensível e estrutural, a organização de negócios” da Apple.

Até por isso, tais medidas precisar sem “discutidas com maior profundidade” antes de virarem uma imposição de efeito imediato contra a companhia. O próprio monopólio da App Store como loja única do iOS no Brasil seria favorável para a marca: a falta de concorrentes no ecossistema não justifica a “urgência na implementação das mudanças“.

Mudança faria com que loja digital da Apple oferecesse mais formas de pagamento ao usuário. (Imagem: Apple/Divulgação)
Mudança faria com que loja digital da Apple oferecesse mais formas de pagamento ao usuário. (Imagem: Apple/Divulgação)

Com a decisão, a Apple fica livre ao menos por enquanto de punições ou da obrigatoriedade de promover mudanças nos pagamentos da App Store. O Cade ainda não se manifestou sobre a nova decisão, mas tinha estabelecido 20 dias para a implementação das novidades sob risco de multa diária de até R$ 250 mil por descumprimento.

Na União Europeia, citada como exemplo de mudança gradual pela Justiça Federal, a Maçã precisou até liberar o uso de lojas digitais alternativas como já acontece no caso do Android.

Tags

Compartilhe

YouTube quer tornar anúncios no meio do vídeo menos irritantes
YouTube quer tornar anúncios no meio do vídeo menos irritantes
Google pode tomar uma boa decisão com o “Hey, Gemini” no Android
Google pode tomar uma boa decisão com o “Hey, Gemini” no Android
SVA na Pratica mais Valor mais Receita para o seu Provedor - CDNTV
SEGURANÇA OU DISPONIBILIDADE ? O QUE TORNA UMA INTERNET SEGURA ?
SWITCH RAISECOM na ARSITEC para PROVEDORES - CAST DOS LOUCOS
NUVEM X COLOCATION - Qual vale mais a pena com a Asap Telecom
ERROS DE SEGURANÇA QUE PODEM CUSTAR CARO NO SEU PROVEDOR EM 2025 com @Ayubio
LANÇAMENTO VIVENSIS NETWORK
A Internet ta cara ?
Monte seu Provedor em 2025 fácil fácil