De olho no 6G: Centro de Pesquisas do Brasil faz parceria tecnológica com os EUA

De olho no 6G: Centro de Pesquisas do Brasil faz parceria tecnológica com os EUA

O Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPQD) anunciou uma parceria com os Estados Unidos para implantação do Open RAN no Brasil. A tecnologia promete ser a base para a conexão 6G, ainda com lançamento distante.

O anúncio aconteceu em uma cerimônia realizada em Campinas, São Paulo, nesta quinta-feira (05). O evento reuniu mais de 120 participantes de países como Brasil, Estados Unidos, Uruguai, Argentina, Chile e de operadoras de telefonia para discutir o futuro e a implementação da rede Open RAN.

Trabalhada pelo CPQD desde 2018, o Open RAN (Rede de Acesso de Rádio Aberta, em português) é uma estrutura de rede que usa componentes desagregados para troca de dados. A tecnologia possibilita abordagens mais flexíveis e eficientes, dispensando a dependência de fornecedores, estrutura mais escalável e maior potencial de inovação.

A parceria com o governo norte-americano garantirá ao Brasil entrega de equipamentos no equivalente a US$ 1,7 milhão (R$ 10,2 milhões, em conversão direta), e colaboração entre o CPQD e empresas americanas dedicadas à implementação de Open RAN. A doação também viabilizará a criação do primeiro OTIC (Open Test Integration Center) da América Latina.

“A Parceria entre o CPQD e o Governo dos Estados Unidos, por meio do Centro de Competência em Open RAN, representa um marco para a inovação tecnológica no Brasil”, disse o gerente executivo de Soluções em Conectividade CPQD.

“Essa colaboração fortalece o ecossistema de conectividade aberto e interoperável, promovendo o desenvolvimento de soluções avançadas que impulsionam a competitividade e a soberania tecnológica do país”, acrescentou.

WhatsApp Image 2024-12-05 at 15.08.01 1.jpeg
Evento do CPQD ocorre desta a última terça-feira (03) em Campinas (SP). Imagem: CPQD/Divulgação)

Com o acordo, há o reconhecimento da importância do governo norte-americano no potencial tecnológico e inovador da pesquisa brasileira.

Os frutos da implementação do Open RAN ainda devem demorar a aparecer, mas há a expectativa de que a tecnologia torne o acesso à internet ainda mais acessível. Segundo dados do PNAD Contínua, cerca de 1,8 milhões de cidadãos não acessam a internet por conta dos preços altos.

Tags

Compartilhe

SVA na Pratica mais Valor mais Receita para o seu Provedor - CDNTV
SEGURANÇA OU DISPONIBILIDADE ? O QUE TORNA UMA INTERNET SEGURA ?
SWITCH RAISECOM na ARSITEC para PROVEDORES - CAST DOS LOUCOS
NUVEM X COLOCATION - Qual vale mais a pena com a Asap Telecom
ERROS DE SEGURANÇA QUE PODEM CUSTAR CARO NO SEU PROVEDOR EM 2025 com @Ayubio
LANÇAMENTO VIVENSIS NETWORK
A Internet ta cara ?
Monte seu Provedor em 2025 fácil fácil
PREPARE O SEU PROVEDOR PARA 2025 - CDNTV
Ajudou um provedor a sair do 0 a 1 Milhão de assinantes - Ederson Teixeira