Como as fábricas brasileiras podem evoluir com as tecnologias da Indústria 4.0

Como as fábricas brasileiras podem evoluir com as tecnologias da Indústria 4.0

Nos últimos anos, fábricas ao redor do mundo têm se transformado com a aplicação contínua dos conceitos da Indústria 4.0. A adoção de tecnologias avançadas, como automação e digitalização, está revolucionando a forma de trabalho e permitindo que empresas aumentem sua eficiência e agilidade, criando ambientes altamente adaptáveis, otimizando operações e consequentemente levando a melhoria de qualidade dos produtos a nós. 

No Brasil, as empresas que adotam essas novas tecnologias aos sistemas mais estabelecidos como ERP (Enterprise Resource Planning) e WMS (Warehouse Management Systems),  tornam-se mais competitivas e aptas a responder rapidamente às demandas de um mercado em constante mudança e alta complexidade.

Para que essa evolução seja bem-sucedida, as indústrias brasileiras devem acelerar a adaptação à Indústria 4.0, contando com parceiros especializados para implementar tecnologias de ponta. A Flex, como parceira global em tecnologia e manufatura, auxilia seus clientes na integração de tecnologias que modernizam operações e oferecem qualidade e agilidade ao mercado. 

Tecnologias são a chave da Indústria 4.0

A Indústria 4.0 se caracteriza pela integração de sistemas ciberfísicos, que aproximam o mundo físico do virtual, oferecendo uma abordagem mais ágil e assertiva na tomada de decisões. Entre as tecnologias habilitadoras, destacam-se:

  • Robótica avançada: a robótica colaborativa tem sido fundamental para melhorar a ergonomia em áreas críticas e agilizar o transporte e o abastecimento de materiais com veículos autônomos (AMRs). Essas soluções são conectadas e interagem com sistemas legados, maximizando a eficiência e a segurança nas operações.
  • Manufatura aditiva: a prática consiste na impressão de componentes sob demanda para protótipos e soluções finais, reduzindo o lead time e os custos de inventário.
  • Simulação virtual: antes de implementar sistemas no ambiente físico, as simulações permitem que a empresa analise e mitigue riscos, otimizando o layout, processos logísticos e a produção de forma dinâmica, com programações low-code que democratizam seu uso.
  • Dispositivos IoT e integração de sistemas: sensores IoT capturam dados e os disponibilizam em dashboards para tomada de decisão. A integração com sistemas de manufatura (MES) e ERPs cria uma visão holística e reduz a redundância dos processos tradicionais.

Pontos essenciais

Dentro das fábricas, as tecnologias de Machine Learning (ML) e Inteligência Artificial (IA) revolucionam a inovação industrial. A conectividade em tempo real entre máquinas e sistemas permite a previsão de falhas e otimiza as operações. Esses avanços possibilitam a criação de assistentes virtuais que auxiliam os operadores em decisões complexas, melhorando a produtividade e a precisão. Além disso, é possível utilizar algoritmos de IA aplicados a sensores vestíveis para monitorar a ergonomia dos colaboradores, evitando problemas de saúde e identificando áreas para automação.

A transição bem-sucedida para a Indústria 4.0 exige uma infraestrutura robusta e uma força de trabalho capacitada.  A Flex investe em servidores de IA e redes privadas 5G para processar grandes volumes de dados com segurança. Ainda na Flex, há um laboratório de inovação, que serve como um centro para desenvolvimento e implementação de provas de conceito, usando tecnologias avançadas da Indústria 4.0 para resolver problemas reais na produção.

A Flex também oferece programas de capacitação contínua para seus colaboradores, com foco em aprendizado ativo (learning by doing), uma prática essencial para desenvolver habilidades que acompanham o ritmo acelerado da inovação.

A aceleração da transformação digital é um diferencial competitivo para as indústrias brasileiras. Com a abordagem estratégica certa e parceiros como a Flex, a adoção das tecnologias da Indústria 4.0 trará  benefícios claros no aumento de eficiência, redução de custos e um posicionamento estratégico no mercado global. 

Através do incentivo de políticas industriais modernas, posicionamento estratégico das empresas voltadas a esse ambiente e a participação proativa em acordos globais relevantes de comércio e compartilhamento de tecnologias, iremos usar essa janela do tempo em favor de um desenvolvimento robusto e sustentável que eleve nossa sociedade e promova prosperidade social. A indústria sempre foi e continua sendo uma engrenagem chave nesse contexto.

A Flex no Brasil está comprometida em apoiar essa jornada, oferecendo conhecimento, experiência, soluções tecnológicas e presença nacional que ajudam grandes empresas locais e multinacionais a enfrentarem os desafios, ao alcançar um novo patamar de soluções de manufatura para orientar seu crescimento.

Marcos R. Silva, VP de Operações da Flex no Brasil.

Tags

Compartilhe

iPhone 17 Pro deve contar com ilha de câmeras parecida com Google Pixel
iPhone 17 Pro deve contar com ilha de câmeras parecida com Google Pixel
SVA na Pratica mais Valor mais Receita para o seu Provedor - CDNTV
SEGURANÇA OU DISPONIBILIDADE ? O QUE TORNA UMA INTERNET SEGURA ?
SWITCH RAISECOM na ARSITEC para PROVEDORES - CAST DOS LOUCOS
NUVEM X COLOCATION - Qual vale mais a pena com a Asap Telecom
ERROS DE SEGURANÇA QUE PODEM CUSTAR CARO NO SEU PROVEDOR EM 2025 com @Ayubio
LANÇAMENTO VIVENSIS NETWORK
A Internet ta cara ?
Monte seu Provedor em 2025 fácil fácil
PREPARE O SEU PROVEDOR PARA 2025 - CDNTV