
A Anatel divulgou nesta segunda-feira (16) o lançamento do Advanced Mobile Location (AML), novo sistema para localização de pessoas em emergência. O AML foi desenvolvido em parceria com as operadoras de telefonia, serviços de emergência, Apple e Google e não terá custo extra ao usuário. Segundo a Anatel, o novo recurso será mais preciso em entregar a localização de pessoas em áreas de riscos ou locais afetados por desastres.
Como a ferramenta da Anatel entrega uma localização mais precisa?
A nova ferramenta promete entregar uma localização mais precisa por utilizar, além das antenas de celular, dados oriundos de redes Wi-Fi, GPS e sensores integrados do smartphone. O AML entra em funcionamento quando o usuário liga para os números dedicados da polícia (190), serviço médico (192), bombeiros (193) ou outro serviço de emergência compatível.

Por falar em compatibilidade, usuários do Android precisam de um smartphone com a versão 5.0 ou mais nova do sistema operacional do Google. Já no iPhone, o iOS precisa estar na versão 18.2 (a mais recente liberada pela Apple) ou superior — ou seja, iPhone SE 2ª geração e XS para baixo não possui AML
No mais, nenhum outro aplicativo precisa ser instalado pelo usuário para o funcionamento da ferramenta de localização mais precisa. Luiz Carlos Baigorri, presidente da Anatel, destacou que a ferramenta é um exemplo do uso da tecnologia para a preservação da vida:
O novo recurso disponibilizado pelo Serviço de Localização de Emergência demonstra o compromisso da Anatel e de nossos parceiros em salvar vidas, utilizando a tecnologia para garantir respostas mais rápidas e precisas nos momentos em que cada segundo conta. Essa iniciativa reflete nosso empenho em integrar inovação, segurança e privacidade em benefício de toda a sociedade brasileira.
Luiz Carlos Baigorri, presidente da Anatel
Proteção sobre os dados de localização do usuário
Em resposta ao Tecnoblog, a Anatel informou que os dados de localização só são disponibilizados durante a chamada de emergência. O Google, em nota à imprensa, informou que a localização do usuário é enviada de forma segura e privada via SMS para o órgão de socorro. A Anatel garante que os dados de localização não são armazenados.
Com informações: Anatel
Anatel lança nova ferramenta de localização para situações de desastres